1. 2010: O Ano Internacional da Biodiversidade

  2. <i>Stop Motion</i> no ensino de Biologia

    O uso do <i>Stop Motion</i> no ensino de Biologia pode ser feito para estimular a criatividade do aluno e ajudar na fixação de processos importantes.

  3. A caracterização dos cromossomos

  4. A célula - sugestão de aula

  5. A composição e função da membrana plasmática

  6. A diversidade biológica está sendo ameaçada

  7. A excreção dos animais invertebrados | Sugestão de Aula

  8. A importância da conservação dos oceanos

  9. A importância de lavar as mãos corretamente

    A importância de lavar as mãos corretamente pode ser trabalhada pelo professor de Ciências ou Biologia através de um experimento e alguns exemplos práticos.

  10. A importância dos detritívoros e decompositores

  11. A influência do substrato na germinação da semente

  12. A internet a favor da educação

  13. A origem da vida no Ensino Fundamental

  14. A respiração e o nosso diafragma

  15. A Rio+20 em debate

    A Rio+20 é uma conferência que contará com a presença de líderes políticos, cientistas e membros da sociedade civil onde esses debaterão temas ligados ao meio ambiente.

  16. A saúde bucal

  17. Ação da insulina, glucagon e adrenalina no metabolismo

  18. Ações contra o bullying

  19. Acompanhando a decomposição de materiais

    A decomposição é um processo natural de reutilização de matérias, mas o lixo que produzimos leva muitos anos para se decompor, provocando a poluição dos ambientes.

  20. Acompanhando a metamorfose de borboletas (ou mariposas)

  21. Adaptação no Processo Evolutivo

  22. Adaptações dos Seres Vivos | Orientação de Aula

  23. Adaptações vegetais

  24. Afinal de contas, o que é inseto?

  25. Água

    A água é um bem precioso e por esse motivo é preciso utilizá-la de forma inteligente, para evitar seu desperdício.

  26. Água | Sugestão de Aula

  27. Álcool – bem ou mal?

  28. Alerta sobre o perigo do abuso de medicações sem orientação médica

  29. Alimentos transgênicos | Sugestão de Aula

  30. Amido e glicose

    O amido e a glicose são compostos importantes para o metabolismo dos seres vivos. Eles são conhecidos também como compostos energéticos.

  31. Analisando a Agenda 21

  32. Analisando a morfologia da minhoca

    Ao realizar uma aula prática sobre a morfologia das minhocas, você estará contribuindo para a fixação do conteúdo sobre anelídeos.

  33. Analisando hemogramas

  34. Analisando Idiogramas

  35. Anatomia do coração

  36. Anatomia humana – sugestão de aula

  37. Anatomia humana: uma nova abordagem

  38. Animação em Aula de Biologia

  39. Animais úteis e nocivos?

  40. Antibióticos e resistência bacteriana

  41. Aprenda a usar moluscos nas aulas de Zoologia

    Ao usar moluscos nas aulas de Zoologia, você pode criar uma forma interessante, mais produtiva e divertida de ensinar cada uma das estruturas desses animais.

  42. Aprendendo com os lebistes.

  43. Aprendendo sobre a dengue de uma forma divertida

    A dengue é uma doença viral transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti e a principal forma de evitá-la é com a prevenção.

  44. Aprender Ciências ensinando

  45. Aquecimento global | Sugestão de Aula

  46. Árvore Genealógica | Sugestão de Aula

  47. As experiências de Joseph Priestley

    Joseph Priestley foi um pastor protestante que se interessava muito por pesquisas científicas, sendo muito importante para descobertas sobre a fotossíntese.

  48. As folhas das angiospermas

  49. Atividade prática para extração do DNA

    O DNA é um ácido nucleico presente em todas as células dos organismos vivos, além de ser responsável por carregar toda a informação genética das espécies.

  50. Atividade prática para trabalhar olfato e paladar

    Olfato e paladar juntos informam as características dos alimentos ao cérebro, sendo que um completa o outro.

  51. Atividade prática: Estudando os fungos

  52. Atividade sobre efeito estufa

    O efeito estufa é um fenômeno natural que está se tornando nocivo ao nosso planeta em virtude do aumento da emissão de gases prejudiciais, através da ação do homem.

  53. Atividade sobre qualidade de vida

  54. Atividades sobre drogas

  55. Atol de Bikini

  56. Aula de campo: Plantas

    A aula de campo permite o contato real com os diversos grupos de plantas.

  57. Aula prática - Visualização da epiderme vegetal

    Nesta aula prática, você poderá mostrar as características da epiderme vegetal utilizando um método fácil e barato.

  58. Aula prática com a célula do levedo

    Para exemplificar o tema fungos e fermentação, o professor pode realizar uma aula prática com a célula do levedo.

  59. Aula prática de análise vegetal

  60. Aula prática de observação da osmose no ovo descalcificado

    Para realizar uma boa explicação sobre a osmose e favorecer o aprendizado dos alunos, é possível utilizar um ovo descalcificado para uma demonstração prática.

  61. Aula prática sobre a biodiversidade

    Com esta aula prática sobre a biodiversidade, espera-se que o aluno amplie seus conhecimentos sobre o tema e compreenda a riqueza da vida no planeta.

  62. Aula prática sobre a pena das aves

    Com esta aula prática sobre a pena das aves, o professor poderá aprofundar o assunto, dando enfoque à classificação e às partes da pena.

  63. Aula prática sobre frutos

    Ao realizar uma aula prática sobre frutos, o professor torna o aprendizado mais prazeroso e, consequentemente, faz com que o aluno tenha mais interesse no assunto.

  64. Aula prática sobre o Big Bang

  65. Aula prática sobre o comportamento das minhocas na presença de luz

    Através desta aula prática sobre o comportamento das minhocas na presença de luz, espera-se que os alunos adquiram maior interesse sobre o tema e que as aulas saiam da rotina.

  66. Aula prática sobre papiloscopia

  67. Aula prática sobre pteridófitas

    Com esta aula prática sobre pteridófitas, espera-se que os alunos tornem-se mais estimulados e fixem o conteúdo de Botânica.

  68. Aula prática sobre raiz

    Com esta aula prática sobre raiz, você poderá demonstrar de uma maneira simples como essa estrutura é forte e capaz de romper barreiras para conseguir crescer.

  69. Aula prática — Transporte de substâncias pelo xilema

    A teoria da tensão e coesão pode ser explicada através desta aula prática, em que se observa o caminho das substâncias pelo xilema.

  70. Aula prática: A importância do cálcio para os ossos

    Nesta aula prática, o professor demonstrará a importância do cálcio para a rigidez do osso através de materiais simples.

  71. Aula prática: A Pressão Atmosférica

  72. Aula prática: dor muscular tardia

  73. Aula prática: Observação de um rim

    Para aumentar o interesse dos alunos pelas aulas sobre o sistema urinário, o professor pode realizar uma aula prática com a observação de um rim de porco.

  74. Aula prática: Planárias

  75. Aula sobre a força dos cabelos

    Nesta aula sobre a força dos cabelos, você poderá abordar a resistência do fio, sua estrutura e como manter o cabelo saudável.

  76. Aula sobre as queimadas

  77. Aula sobre frequência cardíaca

    Com esta aula sobre frequência cardíaca, o professor poderá abordar temas como o sistema cardiovascular e o respiratório, respiração celular e a regulação da temperatura.

  78. Aula sobre o combate ao mosquito <i>Aedes aegypti</i>

    Com esta aula sobre o combate ao mosquito <i>Aedes aegypti</i>, além de informar, o professor estará ajudando a sociedade na luta contra as doenças transmitidas por esse vetor.

  79. Aulas de Biologia para deficientes visuais

    Ministrar aulas de Biologia para deficientes visuais nem sempre é uma tarefa fácil, cabendo ao professor a criação de metodologias que auxiliem no aprendizado desses alunos.

  80. Aulas lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências

    Metodologias diferentes são fundamentais para o aprendizado do aluno. Por isso, aulas lúdicas para o ensino de Biologia e Ciências podem auxiliar na fixação desses conteúdos.

  81. Aves | Sugestão de Aula

  82. Bactérias | Sugestão de Aula

  83. Bactérias “do bem”: fazendo iogurte

  84. Bem estar animal em sala de aula

  85. Bingo dos vertebrados

    A utilização de jogos, como o bingo dos vertebrados, desperta o interesse do aluno.

  86. Biodiversidade

    A biodiversidade ou a diversidade biológica é um termo que descreve a riqueza e a variedade dos ecossistemas.

  87. Biodiversidade brasileira

  88. Bioética: eutanásia e suicídio assistido

  89. Bioética: os "designer babies" e os “bebês medicamento”

  90. Biomas

    Em virtude da sua dimensão continental e da sua grande variação geomorfológica e climática, o Brasil abriga sete biomas e incalculáveis ecossistemas.

  91. Bioquímica da Célula | Sugestão de Aula

  92. Bomba de sódio e potássio | Sugestão de Aula

  93. Brinquedos de sucata na sala de aula

    Os brinquedos confeccionados a partir de sucata, além de incentivarem a criatividade das crianças, ainda as despertam para a consciência ecológica.

  94. Briófitas - sugestão de aula

  95. Cadeia alimentar

  96. Caixinha da sexualidade

  97. Calculando o condicionamento físico dos alunos

    Através do cálculo do condicionamento físico dos alunos, é possível abordar temas como a capacidade respiratória e o sistema cardiovascular de uma maneira prática.

  98. Capilaridade nas plantas

    A capilaridade nas plantas representa o modo como esses seres conseguem levar a água com os nutrientes necessários à sua sobrevivência desde suas raízes até às suas folhas.

  99. Carl Sagan e suas ideias sobre o efeito estufa

  100. Carl Sagan na Biologia

  101. Células vegetais

    As células vegetais possuem organelas com funções bem definidas, sendo possível observá-las através do microscópio, o que permite definir a sua importância e função.

  102. Ciclos biogeoquímicos | Sugestão de Aula

  103. Ciências no laboratório de informática

  104. Classificação biológica

  105. Classificação e Nomenclatura dos Seres Vivos | Sugestão de Aula

  106. Coleta e tipagem sanguínea

  107. Coleta seletiva na escola

  108. Como abordar o tema aborto em sala de aula?

    Muitos professores não sabem como abordar o tema aborto em sala de aula e acabam emitindo sua opinião.

  109. Como elaborar relatórios de aula prática?

    Os relatórios de aula prática são essenciais para garantir um maior aprendizado e fixação do conteúdo adquirido nesse tipo de atividade.

  110. Como ensinar os níveis de organização dos seres vivos

    Os níveis de organização dos seres vivos facilitam o entendimento dos sistemas biológicos, portanto, são fundamentais técnicas que ajudem o seu ensino na sala de aula.

  111. Como fazer um “fóssil” em sala de aula

    Aprenda a fazer um “fóssil” em sala de aula e melhore suas aulas sobre os diferentes processos de fossilização existentes.

  112. Como montar um insetário

  113. Como trabalhar a gripe H1N1 em sala de aula?

    Conhecer estratégias de como trabalhar a gripe H1N1 em sala de aula é importante para informar seus alunos de maneira efetiva sobre o tema.

  114. Como utilizar o jogo Pokémon GO nas aulas de Biologia

    O uso do jogo Pokémon GO nas aulas de Biologia pode auxiliar no ensino a respeito dos seres vivos e sua classificação, além de estimular os alunos na socialização.

  115. Compreendendo a AIDS

  116. Compreendendo a Lista Vermelha das espécies ameaçadas

  117. Compreendendo aspectos da fecundação e implantação do embrião

  118. Compreendendo o que são sacolas oxi-biodegradáveis

  119. Compreendendo o Sistema Nervoso | Sugestão de Aula

  120. Confecção de cartilhas sobre doenças

  121. Confecção de folhetos informativos sobre métodos contraceptivos

    A confecção de folhetos informativos sobre métodos contraceptivos pode ser uma forma diferente de abordar esse aspecto do conteúdo sobre sexualidade.

  122. Confecção de modelos de vírus

    Com esta aula prática, seus alunos aprenderão as diferenças morfológicas dos vírus através da confecção de modelos.

  123. Confecção de um atlas do corpo humano

    A confecção de um atlas do corpo humano pode ajudar os alunos na fixação dos nomes e das posições dos órgãos.

  124. Confeccionando um boneco ecológico

    Confeccionar um boneco ecológico é uma forma de despertar a curiosidade dos alunos para a importância do meio ambiente em suas vidas.

  125. Conhecendo as gorduras

  126. Conhecendo o <i>Aedes aegypti</i>

  127. Conhecendo o trabalho do biólogo pesquisador

  128. Conhecendo os animais

    O nosso país possui uma fauna muito diversificada com espécies de animais endêmicas, ou seja, que só podem ser encontradas em um determinado local.

  129. Conhecendo os anuros

  130. Conhecendo os fatores bióticos e abióticos de um ecossistema

    O conjunto formado pelos fatores bióticos e abióticos forma um ambiente estável que chamamos de ecossistema.

  131. Conhecendo os morcegos

  132. Construção de filtro d’água com garrafa PET

  133. Construção de um formigueiro

  134. Construindo o disco de Newton

  135. Construindo um abajur de lava

    Construindo um abajur de lava é possível dinamizar a aula e ainda promover um melhor aprendizado dos alunos quanto à densidade das substâncias.

  136. Construindo um estetoscópio

  137. Construindo uma chave dicotômica

    Construir uma chave dicotômica pode estimular seu aluno a observar pequenos detalhes.

  138. Construindo uma horta na escola

  139. Consumo consciente

    O consumo consciente vem atingindo várias pessoas que se preocupam com o mundo que deixarão para as gerações futuras.

  140. Contração muscular | Sugestão de Aula

  141. Controle biológico de aranhas

  142. Criação de maquetes sobre meiose e mitose

    A criação de maquetes sobre meiose e mitose pode ser uma excelente alternativa para ilustrar esses processos na falta de um laboratório de ciências com microscópio e lâminas.

  143. Criação de modelos em aula de embriologia

    A criação de modelos em uma aula de embriologia pode ajudar na fixação do conteúdo e no estímulo ao estudo da matéria.

  144. Criação de um diário alimentar

    A criação de um diário alimentar com os alunos favorece a compreensão dos hábitos alimentares individuais e, com isso, a percepção da necessidade de melhora na dieta.

  145. Criação de um herbário na escola

    Com a criação de um herbário na escola, o professor poderá utilizar as plantas preservadas em diferentes aulas de Botânica, favorecendo o processo de aprendizagem.

  146. Criação de um jornal de novidades científicas

    A criação de um jornal de novidades científicas e o estímulo à leitura poderão ajudar na formação de pessoas mais conscientes e preocupadas com a pesquisa no país.

  147. Criação de um modelo de célula animal

    A criação de um modelo de célula animal pode estimular seu aluno no estudo de citologia.

  148. Criação de videoaula como forma de avaliação

    A criação de uma videoaula como forma de avaliação poderá estimular os alunos a ampliarem seu conhecimento sobre o conteúdo, além de exercitarem a criatividade.

  149. Criação de vídeos sobre o movimento vegetal

    Nesta proposta de aula prática, os alunos serão responsáveis pela criação de vídeos sobre o movimento vegetal.

  150. Cromatografia

    A cromatografia é uma técnica importante que os bioquímicos utilizam para separar misturas.

  151. Cultivando nematelmintos não patogênicos

  152. Cultura de protozoários

  153. Darwin e a seleção natural

  154. Darwin e sua teoria

    O desafio de Darwin é um filme que relata a história por trás da publicação da teoria da evolução.

  155. Debate: os alimentos transgênicos

  156. Debatendo a clonagem

  157. Decomposição da Matéria | Sugestão de Aula

  158. Degradação de materiais no ambiente

  159. Descobrindo os animais

    Os animais podem ser classificados em invertebrados e vertebrados, e podem ser encontrados em diversos tipos de ambiente.

  160. Desenvolvimento dos vegetais e o solo

  161. Desenvolvimento embrionário de rãs

  162. Desnaturação de proteínas

  163. Detecção do amido em alimentos

  164. Dia 5 de junho – Dia Internacional da Ecologia e do Meio Ambiente

  165. Dia Mundial da Agua

  166. Dia Nacional da Conservação do Solo

  167. Diagramas de Biologia

    Os diagramas de Biologia são uma forma de o professor avaliar o conteúdo dado em sala de aula de uma forma diferente. É um jeito divertido que potencializa o aprendizado.

  168. Dicas para abordar doenças sexualmente transmissíveis

    Entre as dicas para abordar doenças sexualmente transmissíveis, podemos citar a importância de ensinar os sintomas, métodos de prevenção e como ocorre a contaminação.

  169. Dicionário de Biologia

    A criação de um dicionário de biologia pode estimular o aluno a procurar e a fixar o significado de alguns termos biológicos.

  170. Dinâmica para abordar o tema da gravidez na adolescência

    Ao realizar uma dinâmica para abordar o tema da gravidez na adolescência, os alunos sentem-se mais descontraídos para tratar dessa questão.

  171. Discussão sobre lixo e poluição

  172. Discutindo sobre a energia nuclear

  173. Divisão mitótica | Sugestão de Aula

  174. DNA de jujubas

    O DNA é um ácido nucleico formado por vários nucleotídeos unidos por ligações de hidrogênio

  175. Documentário “Meninas” para abordar gravidez na adolescência

    O uso do documentário “Meninas” para abordar gravidez na adolescência pode ajudar os alunos a compreenderem a difícil tarefa de ser mãe tão jovem.

  176. Dominó ilustrado

  177. É possível realizar aula prática sem laboratório?

    Muitos professores podem se perguntar se é possível realizar uma aula prática sem laboratório. A resposta é sim, basta apenas usar a criatividade.

  178. Educação ambiental e os 5 Rs

    A política dos 5 Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) ajuda-nos a melhorar nosso meio ambiente e a ter um futuro muito mais sustentável.

  179. Efeito estufa

    Graças ao efeito estufa, a Terra mantém uma temperatura média compatível com as necessidades das formas de vida que a habitam.

  180. Efeitos nocivos das bebidas alcoólicas

    O consumo de bebidas alcoólicas vem aumentando entre os jovens. Diante disso, faz-se necessário levar esse assunto para a sala de aula, para que os alunos entendam os riscos.

  181. Elaboração de aula pelos alunos sobre os sentidos

    Os sentidos são um tema que desperta muito interesse por parte dos alunos, portanto, podemos propor que os próprios alunos elaborem a aula para trabalhar esse conteúdo.

  182. Embriões livres de doenças genéticas

  183. Embriologia | Sugestão de Aula

  184. Enchentes de Santa Catarina

  185. Enchentes e doenças

  186. Endocitose | Sugestão de Aula

  187. Equilíbrio dos ecossistemas

    Os ecossistemas são unidades funcionais básicas em que os componentes bióticos e abióticos interagem e estão inseparavelmente relacionados.

  188. Escovação dos dentes

  189. Esferas de sementes (seed balls)

  190. Espécies exóticas invasoras

  191. Espermatogênese | Sugestão de Aula

  192. Estalactites e estalagmites

  193. Estimulando a criatividade e o reaproveitamento

  194. Estimulando uma alimentação saudável entre as crianças

    A escola é um meio que contribui para a formação da pessoa, e por isso ela tem o importante papel de conscientizar seus alunos para uma alimentação saudável.

  195. Estudando a anatomia dos peixes

    A utilização de espécimes de peixes para estudo de sua anatomia facilita a fixação do conteúdo.

  196. Estudando a gripe

  197. Estudando antioxidantes através da maçã

    Os vegetais são ricos em polifenóis, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres prejudiciais à saúde.

  198. Estudando o solo

  199. Estudando os hormônios vegetais

  200. Estudando os manguezais

  201. Estudo da morfologia das sementes

  202. Estudo da morfologia externa dos frutos

  203. Estudo dos tecidos

  204. Evolução biológica

  205. Evolução | Sugestão de Aula

  206. Existência do ar

  207. Extinção é para sempre!

  208. Extração do ferro do cereal matinal em sala de aula

    Ao ensinar sais minerais, o professor pode realizar experiências em sala de aula, tais como a extração do ferro do cereal matinal, para estimular o aprendizado.

  209. Fabricando cola

    A caseína é uma proteína do leite que se altera quando adicionamos algum tipo de ácido. Em nossa atividade prática, conseguimos alterar a caseína, transformando-a em cola.

  210. Fazendo papel reciclado

  211. Fazendo um vulcão de levedura

    A catalase é uma enzima formada em nossas células e que age como um catalisador em nosso organismo. Através do vulcão de levedura, podemos observar a reação dessa enzima.

  212. Fermentação

    Os organismos anaeróbios realizam a fermentação na ausência de oxigênio. Com a fermentação é possível obter alguns produtos, como pães, iogurtes, vinhos etc.

  213. Fermentação – Vamos Produzir Vinho?

  214. Ferramenta para ensino do encéfalo

    A ferramenta para ensino do encéfalo aqui indicada ajudará o aluno a identificar as partes desse órgão e ampliar seus conhecimentos sobre Alzheimer.

  215. Filme "Procurando Dory" no ensino on-line de Ciências e Biologia

    Utilizar o filme "Procurando Dory" no ensino on-line de Ciências e Biologia pode ser uma forma de inovar durante as aulas e estimular os alunos.

  216. Filme Rio e o tráfico de animais silvestres

    O filme Rio pode ser um ótimo instrumento para trabalhar com alunos de ciências e biologia a temática “tráfico de animais silvestres”.

  217. Filme “ Eu sou a lenda” nas aulas de Biologia

    Abordar o filme “ Eu sou a lenda” nas aulas de Biologia pode ser uma experiência proveitosa, pois filmes tornam as aulas dinâmicas e ajudam os alunos a contextualizar o conteúdo.

  218. Filtro de água

    Com o filtro de água é possível eliminarmos dessa substância impurezas que nos fazem mal, por isso o consumo de água limpa é tão importante para a saúde da população.

  219. Fisiologia Vegetal: gutação/sudação

  220. Fisiologia Vegetal: recuperação da turgescência em ramos murchos

  221. Fitoterápicos em sala de aula

  222. Fotossíntese | Sugestão de Aula

  223. Fotossíntese | Sugestão Experimental

  224. Fototropismo

  225. Fototropismo nos vegetais

  226. Frutos e sua importância na disseminação da semente

  227. Fungos | Sugestão de Aula

  228. Genética criativa

  229. Germinação

    A germinação ocorre quando as sementes se encontram em condições ambientais favoráveis, originando uma nova planta.

  230. Germinação | Sugestão Experimental

  231. Hoje a aula será prática

  232. HQs e quadrinhos nas Ciências e Biologia

  233. Identificação de proteínas

    Através desta aula prática sobre identificação de proteínas, você será capaz de abordar de forma mais dinâmica esse conteúdo.

  234. Identificando o que seus alunos já sabem e o que merece ser revisto

  235. Importância das folhas vegetais

    As folhas são órgãos vegetais muito importantes para a planta, pois são responsáveis pelo processo da fotossíntese.

  236. Importância do fichamento nas aulas de Biologia

    A importância do fichamento nas aulas de Biologia está no fato de que esse recurso faz com que o aluno consiga organizar as ideias de um capítulo, facilitando seu estudo.

  237. Importância dos ambientes marinhos

    Os ambientes marinhos têm uma biodiversidade riquíssima, além de serem extremamente importantes para a sustentabilidade da Terra.

  238. Informações sobre o piolho e formas eficazes de combatê-lo

  239. Interações entre os Seres Vivos | Orientação de Aula

  240. Jogo da audição

    As aulas sobre sentidos tornam-se mais prazerosas quando a percepção dos alunos é estimulada. Com o jogo da audição, podemos convidar os estudantes a identificarem sons.

  241. Jogo das células-tronco: Uma atividade lúdica

    Conceitos celulares importantes podem ser ensinados através do jogo das células-tronco.

  242. Jogo de mímicas para ensinar biologia

    As aulas lúdicas podem ajudar no aprendizado dos alunos. Como exemplo podemos citar o jogo de mímicas para ensinar biologia.

  243. Jogo de perguntas e respostas para a aula de Biologia

    Um jogo de perguntas e respostas para a aula de Biologia pode estimular o aprendizado, além de tornar a aula mais divertida.

  244. Jogo do Sistema Digestório

    A utilização de atividades lúdicas, como o Jogo do Sistema Digestório, auxilia no processo de ensino-aprendizagem.

  245. Jogo para ensinar as organelas celulares

    Um jogo para ensinar as organelas celulares, além de fixar o conteúdo, promove a interação entre os colegas de classe.

  246. Júri simulado: clones

  247. Materiais virtuais de apoio ao professor de biologia

    Atlas e microscópios são apenas alguns dos materiais virtuais de apoio ao professor de Biologia.

  248. Menstruação

  249. Método científico

  250. Meu país tem energia!

  251. Minha região é assim

  252. Minhocário

  253. Mitose na raiz da cebola

    Esta atividade permite aos alunos observar a mitose em células da raiz da cebola usando microscópio óptico. Os estudantes identificarão as fases da mitose.

  254. Monocotiledônea e Dicotiledônea | Sugestão de Aula

  255. Montando um modelo do sistema respiratório

    Ao criar um modelo do sistema respiratório, os alunos podem trabalhar a criatividade e ampliar, de maneira divertida, os conhecimentos sobre esse tema.

  256. Montando um terrário

    É possível estudar e observar as alterações que ocorrem em um ecossistema através de um terrário, que pode ser montado pelos próprios alunos.

  257. Mumificando um ovo

    A mumificação era uma técnica utilizada pelos antigos egípcios. Em sala de aula podemos utilizar essa técnica de uma maneira mais simples, mumificando um ovo.

  258. Músicas ambientais

  259. Músicas de Biologia para o ensino

  260. Nutrição e sistema digestório humano

    A temática nutrição e sistema digestório humano pode ser facilmente trabalhada, abordando as etapas desde a entrada do alimento na boca até a eliminação das excretas.

  261. O Bingo das Ervilhas como forma de ensinar Genética

    A utilização do Bingo das Ervilhas como forma de ensinar genética poderá ajudar na compreensão do conteúdo e melhorar o desempenho dos alunos na realização dos cruzamentos.

  262. O chorume no meio ambiente

  263. O Complexo Golgiense | Sugestão de Aula

  264. O filme Osmose Jones no ensino do sistema imunológico

    O filme Osmose Jones pode ser usado para ensinar o sistema imunológico, pois apresenta a luta de um glóbulo branco para defender o organismo de um vírus.

  265. O filme Wall-e

  266. O filme “O óleo de Lorenzo” no ensino de Genética

    Nesta sugestão de aula, recomendamos o filme “O óleo de Lorenzo” para o ensino de Genética como uma forma de ilustrar as doenças genéticas e seu triste prognóstico.

  267. O filme “Procurando Nemo” nas aulas de Biologia

    A utilização do filme “Procurando Nemo” nas aulas de Biologia pode ser uma forma de fazer os alunos perceberem que essa importante disciplina está em todos os lugares.

  268. O Metabolismo das Plantas | Sugestão Experimental

  269. O pão nosso de cada dia: estudando a fermentação

  270. O papel do professor de Biologia quanto às biotecnologias

  271. O perigo dos anabolizantes

  272. O que faz a levedura crescer?

    O fungo unicelular Saccharomyces cerevisae, também chamado de levedura, faz a fermentação a partir da respiração aeróbia e anaeróbia.

  273. Observação como procedimento didático

  274. Observação de fungos

    A observação de fungos com o uso de um pequeno observatório pode tornar as aulas sobre esse tema mais dinâmicas e proveitosas.

  275. Observação de grãos de pólen

  276. Observação de organismos procariontes

    As bactérias são organismos procariontes microscópicos que podem trazer benefícios ou prejuízos aos seres humanos.

  277. Observação de osmose em cebola

    A observação de osmose em uma cebola é uma importante estratégia para a visualização desse fenômeno. A técnica é simples e não necessita de reagentes de alto custo.

  278. Observando a ação das enzimas

    As enzimas são capazes de quebrar as proteínas em aminoácidos. Assim, é possível observar a ação dessas enzimas através da experiência proposta no texto.

  279. Observando a ciclose

    As células vegetais possuem o citoplasma em constante movimento. Esse movimento é denominado ciclose.

  280. Observando a fermentação

    A fermentação alcoólica ocorre principalmente em bactérias e fungos, formando CO2 e álcool etílico.

  281. Observando a osmose em batatas

    A osmose é um processo que ocorre em todas as células quando elas se encontram em um meio onde há grande concentração de soluto fora da célula.

  282. Observando a propagação do som

    A propagação do som ocorre melhor em materiais que possuem partículas mais unidas, como materiais sólidos e líquidos.

  283. Observando as diferenças entre células animais e vegetais

    As células são estruturas fundamentais na existência dos seres vivos, pois é a partir dessa estrutura tão pequena que todos eles são formados.

  284. Organelas celulares e suas funções na célula

  285. Organelas das Células Eucariontes | Orientação de Aula

  286. Os Centríolos | Sugestão de Aula

  287. Os efeitos benéficos e maléficos do Sol

  288. Os invertebrados | Orientação de Aula

  289. Os ossos

  290. Os perigos do “chumbinho”

  291. Os seres vivos

  292. Os Tipos de Reprodução Assexuada | Sugestão de Aula

  293. Os vírus mais letais e como preveni-los

  294. Osmose | Sugestão de Aula Prática

  295. Ovogênese | Sugestão de Aula

  296. Palavras cruzadas

    As palavras cruzadas são uma forma de o professor sair da rotina e aprofundar mais os assuntos relacionados à sua disciplina.

  297. Partes do corpo humano para educação infantil

    O aprendizado das partes do corpo humano na educação infantil pode ser estimulado com o bingo do corpo humano, uma atividade divertida que permite às crianças identificar, montar e colorir as principais partes do corpo.

  298. Pegada ecológica

  299. Pigmentos vegetais

    Os pigmentos vegetais se encontram dentro dos plastos e estão presentes em plantas e algas, conferindo cor às folhas, flores, raízes e frutos de alguns vegetais.

  300. Pilhas, baterias e meio ambiente.

  301. Plantando sementes

    Ao encontrar condições adequadas, como água, gás oxigênio e temperatura, as sementes germinam, originando uma nova planta.

  302. Plantas: aulas introdutórias

  303. Política e meio ambiente

  304. Poluição do ar

  305. Poluição dos rios

  306. Por que álcool 70?

  307. Preparo de uma lâmina para Microscopia

    Entender como deve ser feito o preparo de uma lâmina para Microscopia é importante para a realização de aulas práticas para visualização de algumas estruturas.

  308. Presença de proteínas nos alimentos

  309. Preservação da água

  310. Pressão do ar

  311. Problemas ambientais e sociais

  312. Processo de digestão

    O processo de digestão ocorre em todos os seres vivos, e nos seres humanos o alimento passa por diversos processos para que seja absorvido grande número de nutrientes.

  313. Projeto: A questão do lixo

  314. Projeto: bomba atômica

  315. Projeto: “o nosso papel em relação ao papel”

  316. Promovendo um debate em sala de aula sobre a Rio+20

    A Rio+20 é um evento que deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

  317. Proposta de aula para ensinar permeabilidade da membrana

    Com esta proposta de aula para ensinar permeabilidade da membrana, espera-se que o aluno compreenda melhor o conteúdo e amplie seus conhecimentos sobre o tema.

  318. Protozoários | Sugestão de Aula

  319. Quadro comparativo dos filos dos animais invertebrados

  320. Qual o lixo que a natureza produz?

  321. Quanto lixo!

  322. Reaproveitamento dos alimentos

  323. Recomendações para evitar surtos da gripe A e outras doenças infecciosas

  324. Refazendo os experimentos sobre abiogênese

  325. Reflexões acerca do acidente envolvendo os 33 mineiros no Chile

  326. Reprodução assexuada nos vegetais

  327. Reprodução por Alporquia

  328. Revisando conteúdos para o vestibular de forma descontraída

  329. Riqueza e diversidade – Aula Prática

  330. Sabão Ecológico

  331. Saúde: uma análise crítica

  332. Seleção Natural: Uma proposta metodológica

    A seleção natural determina os indivíduos mais aptos a sobreviver em um dado ambiente.

  333. Semana do piolho

  334. Sensibilização e interdisciplinaridade

  335. Seres invisíveis em nossas mãos

  336. Sexualidade e AIDS: sugestões de como abordar tais temas na escola

  337. Sistema ABO | Sugestão de Aula

  338. Sistema imunitário

  339. Sistema Nervoso | Sugestão Experimental

  340. Somos o que comemos

  341. Substituindo os alopáticos por plantas medicinais

  342. Sugestão de aula sobre anatomia do sistema respiratório

    Esta sugestão de aula sobre a anatomia do sistema respiratório propõe a utilização de um pulmão de porco para demonstração prática.

  343. Sugestão de aula sobre pirâmide alimentar

    Com a aula que propomos sobre pirâmide alimentar, é possível despertar a consciência da necessidade de uma alimentação mais saudável nos alunos.

  344. Sugestão de aula: Células-tronco embrionárias

    Para trabalhar o tema células-tronco embrionárias, o professor pode utilizar a técnica do júri simulado.

  345. Sugestão de aula: um acervo de animais invertebrados

  346. Supermercado divertido

  347. Tato

  348. Tecido Muscular | Sugestão de Aula

  349. Teia alimentar

  350. Tensão superficial

  351. Teorias científicas, variabilidade genética e bioética

  352. Teste a alimentação de seus alunos

    Uma alimentação saudável é fundamental para nosso bem-estar físico e mental, além de ser importante na prevenção de doenças.

  353. Tirando dúvidas sobre sexualidade em sala de aula

    Trabalhar educação sexual não é uma tarefa fácil, principalmente nos dias atuais. Algumas técnicas podem ajudar a tirar as dúvidas sobre sexualidade em sala de aula.

  354. Trabalhando a alimentação saudável em sala de aula

    A adoção de uma alimentação saudável previne o surgimento de doenças crônicas e melhora a qualidade de vida.

  355. Trabalhando a compostagem em sala de aula

    A compostagem é um processo no qual a matéria orgânica é transformada em húmus, um composto rico em sais minerais que é utilizado como adubo.

  356. Trabalhando o conceito de ecossistema

    A reunião e a interação da comunidade com o ambiente físico formam o ecossistema, onde há intercâmbio de matéria e energia.

  357. Trabalhando o sentido da visão

    Trabalhando o sentido da visão de maneira divertida e lúdica, conseguimos fazer com que nossos alunos interajam mais e consigam compreender melhor esse conteúdo.

  358. Trabalhando os sentidos em sala de aula

  359. Transpiração Vegetal | Sugestão Experimental

  360. Tratamento de água

  361. Tsunamis e terremotos: além das tragédias naturais

  362. Tubérculos, bulbos e raízes tuberosas

  363. Uma verdade inconveniente

  364. Usando um microscópio

    A utilização correta do microscópio facilita as aulas em laboratórios de biologia.

  365. Uso da música “O Pulso” para ensinar as doenças

    O uso da música “O Pulso”, dos Titãs, para ensinar as doenças pode ser uma boa alternativa para dinamizar as aulas de Biologia.

  366. Uso de animações em aulas virtuais de biologia

    O uso de animações em aulas virtuais de biologia favorece a compreensão do conteúdo pelos alunos e torna as aulas mais dinâmicas e atraentes.

  367. Uso de maquetes para ilustrar o câncer de mama

    O uso de maquetes para ilustrar o câncer de mama é uma boa forma de mostrar aos alunos os sinais presentes nesse tipo de doença e, assim, auxiliar no seu diagnóstico precoce.

  368. Uso de maquetes para o ensino dos biomas

    A elaboração de maquetes ilustrando os biomas pode ser uma alternativa para a fixação do conteúdo.

  369. Uso de metáforas e analogias no ensino de Ciências e Biologia

  370. Uso de revistas semanais para desenvolver conceitos

  371. Uso do quadro de Punnett em exercícios de Genética

    O uso do quadro de Punnett em exercícios de Genética pode facilitar a determinação das frequências de um genótipo e também dos fenótipos obtidos.

  372. Utilizando o Instagram em sala de aula

    Utilizar o Instagram em sala de aula pode fazer com que os alunos se sintam mais estimulados a buscar conhecimento a respeito de uma determinada matéria.

  373. Utilizando o terrário para explicar o ciclo da água

    Utilizando o terrário para explicar o ciclo da água, você poderá tornar sua aula mais atrativa e mostrar, na prática, algumas importantes mudanças de estado dessa substância.

  374. Vamos lavar as mãos!

  375. Verificando a existência de <i>Aedes aegypti</i>

  376. Vídeos ambientais

    A criação de vídeos ambientais pode conscientizar jovens a respeito do impacto da vida do homem sobre o planeta e outros seres vivos.

  377. Visita ao zoológico

  378. Visualização de bactérias do iogurte

    As bactérias são seres com as mais diversas funções, dentre elas a fabricação de iogurte.

  379. Visualização de células do sangue

    O sangue é um tecido formado por diferentes tipos celulares.

  380. Visualização de Paramecium

Biologia, uma ciência que busca respostas e interpretações aos eventos da natureza.
Biologia, uma ciência que busca respostas e interpretações aos eventos da natureza.

A disciplina de Biologia, campo das ciências naturais, que estuda o comportamento dos organismos, seja de forma individual ou em seu coletivo, de acordo com os níveis de organização, tem como foco principal o estudo de cada espécie, animal ou vegetal, observada como um agente ativo e passivo integrante do meio ambiente.

Nesse sentido, a compreensão da biologia como estudo da vida, nos revela a essência de um equilíbrio envolvendo os padrões do funcionamento orgânico, (considerando a diversidade das espécies) e os fatores puramente físico-químicos. Esse último, regendo os mecanismos de existência, manutenção e propagação dos seres vivos, cada um inserido no tempo e no espaço específico.

Assim, o entendimento dos princípios biológicos pode ajudar a lidar de forma mais relacionada, à abrangência das relações harmônicas e desarmônicas quando em conjunto com o meio biótico e abiótico.

Dessa forma, a visão de ciência transmitida aos níveis de ensino: fundamental e médio, necessita explorar os conteúdos de forma mais didática possível, aproximando os conteúdos à realidade dos alunos.

Assuntos que envolvem aspectos em escala microscópica, por exemplo, o estudo molecular do material hereditário (o DNA) e até mesmo a importância de seres tão pequenos como as bactérias, devem ser explicados atendendo a ótica minuciosa da matéria, tornando-se visíveis a todas as formas de percepção por parte do educando.

O educador, mesmo contra o tempo, carência de recursos e demais condições em oposição, precisa de forma criativa trabalhar com mais ênfase a ciência.

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Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia

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