1. A legitimação do poder durante a Ditadura Militar

  2. A arte nazista

  3. A aula-oficina: um novo modo de ensinar história

    A aula-oficina privilegia a construção de uma aula incialmente organizada por um tema e um conjunto de objetivos a serem atingidos com o debate em sala de aula.

  4. A Bomba de Hiroshima

  5. A chegada da Família Real e o Brasil do século XIX

  6. A consciência histórica tradicional

    A consciência histórica tradicional se esforça em validar no presente as ações e valores constituídos em tempos passados.

  7. A Copa do Mundo como ferramenta para o ensino de História

    Nesta dica de aula falaremos sobre os tipos de abordagem que podem ser realizados em sala de aula a partir da contextualização das Copas do Mundo com eventos históricos.

  8. A crise do milagre econômico e o movimento operário

  9. A crise do socialismo chinês

  10. A cultura espartana e o filme “300”

  11. A cultura popular na Idade Média

  12. A descolonização da África

  13. A dinâmica do lençol e o ensino de História Medieval

  14. A ditadura e os EUA

  15. A ditadura militar e o movimento operário brasileiro

  16. A economia na República da Espada

  17. A estética cinematográfica e os gladiadores romanos

  18. A expansão do capitalismo europeu

  19. A formação do povo brasileiro

  20. A Guerra de Secessão e os EUA no século XIX

  21. A Guerra Fria e a Aliança para o Progresso

  22. A História como uma ciência do presente

  23. A História pelos discos

  24. A imagem dos nativos e a conquista da América Espanhola

  25. A imigração no século XIX e a questão racial

  26. A Independência dos EUA e a Revolução Francesa

  27. A instalação da República no Brasil

  28. A mineração e o Brasil Colônia

  29. A modernização urbana do Rio de Janeiro

  30. A música Índios de Renato Russo e a conquista do Novo Mundo

  31. A natureza excludente da República

  32. A origem social da ideologia nazista

  33. A pintura renascentista e medieval

  34. A posse e o uso da terra em tempos coloniais

  35. A Primeira Guerra e a questão do nacionalismo

  36. A prisão de Guantánamo

  37. A proclamação da República

  38. A questão da terra no Brasil

  39. A questão nuclear no Irã

  40. A relação do Homem com a Natureza

  41. A relação entre os cristãos e os muçulmanos

  42. A relação entre senhores e escravos

  43. A religião e a atividade burguesa

  44. A representação da burguesia

  45. A representação da população de Canudos

  46. A representação dos imperadores brasileiros

  47. A repressão no período regencial

  48. A resistência inglesa na Segunda Guerra Mundial

  49. A Revolução Francesa aos olhos de Eugène Delacroix

  50. A Revolução Industrial retratada no filme “O Germinal”

  51. A Roma Antiga pela linguagem cotidiana

  52. A romantização da Lei Áurea

  53. A seca e os retirantes nordestinos

  54. A servidão no feudalismo

  55. A tragédia de Santa Catarina: suas questões e problemas

  56. A trajetória dos índios e a “Canção do Tamoio”

  57. A usura, a burguesia e o purgatório

  58. A Utopia de Morus e o mundo moderno

    A Utopia de Thomas Morus permite debater questões centrais da modernidade.

  59. A visão do Outro

  60. AIB, ANL e a questão nacional

  61. Alfredo Stroni e a República Velha

  62. Analisando as relações de susserania e vassalagem

  63. Analisando os discursos de Vargas

  64. Análise da militarização em Stanley Kubrick

    Apresentamos uma possibilidade de trabalhar os problemas da militarização através de dois filmes de Stanley Kubrick: Dr. Fantástico e Nascido para Matar.

  65. Arte de Mestre Didi e a cultura africana

    De uma linhagem sacerdotal africana, Mestre Didi é um dos principais divulgadores de tradições africanas no Brasil, com uma produção artística utilizável em sala de aula.

  66. Arte e História através da Pop Art

    Um dos movimentos expoentes da arte produzida no capitalismo depois da II Guerra Mundial, a Pop Art permite o estudo da história e da estética artística desse período.

  67. As artes, o Brasil e a década de 1960

  68. As conquistas militares de Alexandre, O Grande

  69. As continuidades da Idade Média

  70. As contradições da expansão marítima

  71. As contradições entre o livro e a História

  72. As diferentes cidadanias

  73. As disputas territoriais e as grandes navegações

  74. As ditaduras latino-americanas

  75. As diversas faces do carnaval

  76. As doenças, os missionários e a conversão dos indígenas

  77. As guerras e a compreensão do tempo

  78. As hierarquias raciais

  79. As histórias da cidade

  80. As imagens da Revolução Constitucionalista de 1932

  81. As motivações da Confederação do Equador

  82. As motivações da Revolução Farroupilha

  83. As mudanças e permanências da Renascença

  84. As origens do Natal

  85. As perspectivas históricas em sala de aula

  86. As possibilidades de trabalho com o filme “A onda” em sala de aula

    A possibilidade de aplicação do filme “A onda” para as aulas de História.

  87. As relações de trabalho na economia cafeeira

  88. As relações entre Brasil e Paraguai

  89. Aula de História sobre Futebol

    Professor, aqui apresentamos uma forma de elaborar uma interessante aula de História sobre o Futebol, tema que possui grande potencial didático.

  90. Aula sobre a Batalha de Grânico

    Uma aula sobre a Batalha de Grânico, travada entre macedônicos e persas, pode ser bem atrativa para alunos do Ensino Médio, se bem elaborada pelo professor.

  91. Aula sobre a construção histórica da imagem de Tiradentes

    Nesta aula sobre Tiradentes, o professor de História pode encontrar uma dica interessante de como conduzir a análise da construção da imagem dessa figura histórica.

  92. Aula sobre a experiência do terror no nazismo

    Nesta proposta de aula sobre a experiência do terror no nazismo, o professor de história terá acesso a sugestões de temas sobre a atmosfera de terror da Alemanha dos anos 1930.

  93. Aula sobre a Guerra da Bósnia a partir de canções de guerra

    Nesta proposta de aula sobre a Guerra da Bósnia, o professor de história pode encontrar uma dica interessante de como conduzir o assunto em sala.

  94. Aula sobre a guerra do Vietnã a partir do filme “Apocalypse Now”

    É possível se trabalhar o tema da guerra do Vietnã a partir do filme “Apocalypse Now”, de F. Coppola, um clássico do cinema.

  95. Aula sobre a História das Olimpíadas

    Estas dicas de aula sobre a história das Olimpíadas oferecem ao professor de História alguns temas que podem ser inseridos em seu cronograma de aulas habitual.

  96. Aula sobre a História do Dinheiro

    Com esta dica de aula sobre a História do Dinheiro, o professor de História pode tentar abordar muitos contextos históricos partindo do fenômeno da troca monetária.

  97. Aula sobre a primeira guerra árabe-israelense

    Com esta dica de aula sobre a primeira guerra árabe-israelense, o professor de História pode planejar novas abordagens sobre esse tema.

  98. Aula sobre Estado Islâmico e a origem histórica do terrorismo islâmico

    Com esta proposta de aula sobre o surgimento do Estado Islâmico e a origem do terrorismo islâmico, o professor de História pode encontrar um caminho interessante para conduzir o assunto em sala.

  99. Aula sobre historiografia brasileira no Ensino Médio

    Uma aula sobre Historiografia Brasileira para o Ensino Médio pode ser muito interessante se construída a partir de fragmentos de obras acerca desse tema, como as de Gilberto Freyre.

  100. Aula sobre o Barão do Rio Branco

    Nesta proposta de aula sobre o Barão do Rio Branco, o professor de história encontra uma opção para trabalhar as principais mudanças diplomáticas da República Velha.

  101. Aula sobre o Descobrimento da América a partir do filme “1492”

    Nesta dica de aula sobre o Descobrimento da América a partir do filme “1492”, oferecemos uma estratégia de ensino sobre um dos acontecimentos mais complexos da história.

  102. Aula sobre o genocídio dos armênios

    Com esta sugestão de aula sobre o genocídio dos armênios, o professor de história poderá explorar um tema do contexto da Primeira Guerra Mundial pouco trabalhado em sala.

  103. Aula sobre o Golpe da Maioridade

    Esta proposta de aula sobre o Golpe da Maioridade permite que o professor de história explique o cenário político do Império de forma diferente.

  104. Aula sobre o Holocausto: Martírio de Edith Stein em Auschwitz

    O martírio de Edith Stein em Auschwitz pode ser um excelente tema para aula sobre o holocausto dos judeus pelos nazistas.

  105. Aula sobre o impeachment de Fernando Collor

    Com estas dicas de aula sobre o impeachment de Fernando Collor, o professor de História pode encontrar um caminho próprio para ensinar esse tema importante da história recente do Brasil.

  106. Aula sobre o nascimento da cirurgia moderna

    Nesta proposta de aula sobre o nascimento da cirurgia moderna, o professor de História pode encontrar uma dica para incrementar seu conjunto de aulas sobre a Idade Moderna.

  107. Aula sobre os 50 anos do golpe militar

    O debate sobre o caráter da ditadura civil-militar, sua vigência, suas influências e motivações pode ser utilizado pelo professor como aula sobre os 50 anos do golpe militar.

  108. Aula sobre os jogos olímpicos na Grécia Antiga

    Com esta sugestão de aula sobre os jogos olímpicos na Grécia Antiga, o professor terá acesso a uma estratégia para ensinar esse conteúdo aos alunos de Ensino Fundamental.

  109. Bandeirantes: desbravadores nada heróicos

  110. Batalha dos Guararapes e identidade nacional

    Por ter unido na luta contra os holandeses africanos, portugueses e indígenas, a Batalha dos Guararapes é apresentada como o evento inaugurador da identidade nacional.

  111. Bombardeio de Hiroshima a partir do quadrinho Gen Pés Descalços

    Nesta proposta abordaremos o ensino dos bombardeios atômicos sobre Hiroshima e Nagasaki a partir da perspectiva apresentada no mangá Gen Pés Descalços.

  112. Cana-de-açúcar: da mesa para o tanque

  113. Canção de protesto no Brasil

  114. Canto Gregoriano e cultura medieval

    O Canto gregoriano foi uma das principais formas de expressão musical na Idade Média, demonstrando a influência católica sobre a cultura medieval.

  115. Cantos de Trabalho e a cultura nacional

    Prática antiga da população brasileira, os Cantos de Trabalho são um interessante tema para o professor abordar aspectos musicais de diversas formas de trabalho.

  116. Causas da Revolução Russa na pintura de Serov

  117. Charge e História em sala de aula

    A relação entre Charge e História é um tema para estimular nos alunos o interesse na pesquisa histórica.

  118. Cinco sugestões de filmes para o ensino da Segunda Guerra Mundial

    O cinema pode ser utilizado como ferramenta auxiliar na aprendizagem. Com enfoque na Segunda Guerra Mundial, destacamos cinco sugestões de filmes para o ensino desse tema.

  119. Cinema e História

  120. Colombo e a expansão marítima

  121. Como compor uma sala temática de História?

    A sala temática de História se confirma como espaço pedagógico significativo para o processo de ensino-aprendizagem.

  122. Comparando as abolições

  123. Comparando as cidades

  124. Comparando as religiões da Antiguidade Oriental

  125. Compreendendo a mudança da sociedade feudal

  126. Comuna de Paris através de imagens

    Através da utilização de imagens, é possível apresentar a Comuna de Paris em sala de aula, dando outra abordagem a esse importante fato da história mundial.

  127. Comunismo x Nazismo

  128. Conflito coreano e a ameaça nuclear

    O conflito coreano volta a tomar grandes proporções e pode ser utilizado pelo professor para estimular os alunos a estudarem o histórico de conflito entre os dois países.

  129. Consciência Histórica Crítica

    A consciência histórica crítica estabelece uma relação de ruptura para com os elementos do passado.

  130. Consciência histórica exemplar

    A consciência histórica exemplar é uma tentativa de estabelecer a existência de exemplo do passado para o presente.

  131. Consciência Histórica Genética

    A Consciência Histórica Genética é responsável por dinamizar as posições em que o passado se imprime no presente.

  132. Construindo a história do bairro

    Nesta proposta de trabalho de pesquisa, através da história do bairro, o professor pode estimular o aluno a iniciar os estudos históricos.

  133. Consumismo

  134. Coronelismo e a liberdade política

  135. Cotidiano das mulheres negras no Brasil Colonial

    Exercendo tanto funções domésticas quanto comerciais, as mulheres negras no Brasil Colonial foram retratadas por Jean-Baptiste Debret, que mostrou seus trabalhos cotidianos.

  136. Crise de 1929 x Crise de 2008

  137. Debatendo a economia contemporânea

  138. Debatendo a importância da História

  139. Debatendo o Pão e Circo

  140. Debatendo os ciclos econômicos

  141. Democracia em sala de aula

  142. Democracia: da Antiguidade à Contemporaneidade

  143. Dependência econômica: da América Latina ao Brasil

  144. Desvendando a abertura dos portos brasileiros

  145. Desvendando o Código de Hamurábi

  146. Desvendando o império asteca

  147. Dica de aula sobre a Guerra Civil Espanhola

    Nossa dica de aula sobre a Guerra Civil Espanhola sugere um trabalho com a visão do escritor George Orwell sobre a referida guerra.

  148. Dica de aula sobre as representações literárias de Napoleão

    Por meio desta dica de aula sobre as representações literárias de Napoleão, o professor pode utilizar referências da Literatura para abordar a história de Napoleão Bonaparte.

  149. Dica de aula sobre história da tatuagem

    É possível elaborar uma aula que possa atrair a atenção dos alunos a partir de temas bem específicos. Uma dica de aula sobre a história da tatuagem é útil para isso.

  150. Dica de aula sobre o Faroeste

    Esta dica de aula sobre o Faroeste tem o propósito de oferecer ao professor algumas sugestões de abordagem dos temas que envolvem a expansão dos EUA para o Oeste.

  151. Dica de aula sobre Pré-história brasileira

    Uma aula sobre a Pré-história brasileira pode ser muito interessante se pensada a partir da riqueza de sítios arquelógicos como os da Serra da Capivara, do Piauí.

  152. Dica de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

    Com esta dica de filmes sobre a Primeira Guerra Mundial, o professor de História pode propor um conjunto de aulas mais incrementado sobre esse tema.

  153. Dicas de aula sobre memória e história

    Conceitos de memória e história formam um debate importante na historiografia, e esse deve ser levado à sala de aula, a fim de que o aluno tenha ferramentas para identificar os dois.

  154. Dicas de músicas para ensinar História

    As músicas são uma excelente ferramenta para ensinar História em sala de aula. Por isso, deixamos neste texto algumas dicas de músicas para serem utilizadas com os alunos.

  155. Dicionário de História

  156. Diferenciando território e nação

  157. Discutindo a América Independente em sala

  158. Discutindo a figura de Calabar

  159. Discutindo a figura do colonizador

  160. Discutindo o Tratado de Versalhes

  161. Django Livre e a escravidão nos EUA

    Com a tentativa de criar uma revanche histórica, o filme Django Livre proporciona ao professor uma interessante abordagem sobre os anos finais da escravidão nos EUA.

  162. Do medievo à modernidade em Dom Quixote

  163. Documentos da Ditadura Militar

  164. Educação e desenvolvimento social

  165. Eleições e Cidadania

  166. Ensino da História indígena: literatura e mídia

    O ensino da História indígena ganhou novas forças após a aprovação da Lei n. 11.645/08, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura indígena brasileira em sala de aula.

  167. Ensino da Segunda Guerra Mundial a partir das propagandas de guerra

    As propagandas produzidas durante a Segunda Guerra Mundial cumpriam um propósito na luta contra o inimigo e podem servir hoje como fontes para se abordar o conteúdo em sala.

  168. Ensino de História e a Transversalidade

    A principal proposta da transversalidade no ensino de História, e na educação em geral, é aproximar a escola do mundo dos estudantes.

  169. Entre a Química, a Biologia e a História

  170. Escravos x Servos

  171. Etnocentrismo e colonização

  172. Fatos históricos em Raul Seixas

    Por mostrar eventos da história da humanidade, reais e fictícios, a música Eu nasci há dez mil anos atrás, de Raul Seixas, é um ponto de partida para debater fatos históricos.

  173. Fé, razão e o movimento renascentista

  174. Feitiçaria na Europa Moderna

  175. Filmes importantes para entender História

    Com esta lista de filmes importantes para entender História, o professor pode pensar em estratégias interessantes de aula para ampliar a compreensão dos alunos.

  176. Formas de resistência dos escravos no Brasil

    A formação da sociedade brasileira está ligada à presença dos africanos no Brasil, sendo que as formas de resistência dos escravos estiveram presentes nessa formação.

  177. Fugas reivindicativas de escravos na colônia

    Através de uma fonte histórica do período colonial é possível conhecer as fugas reivindicativas de escravos e apresentar outro aspecto da escravidão no Brasil.

  178. Fundamentos do anarquismo

  179. Fusca e indústria automobilística no Brasil

    O Fusca, o primeiro automóvel a se tornar popular no Brasil, é um dos símbolos do início da indústria automobilística no país.

  180. Gripe Suína x Peste Negra

  181. Gripe, uma antiga epidemia

  182. Guerra do Paraguai e exército brasileiro

    Nessa proposta de aula sobre a Guerra do Paraguai, o aluno pode conhecer a situação socioeconômica paraguaia, bem como o fortalecimento do exército do Brasil após a guerra.

  183. Guerra Franco-Prussiana, a guerra moderna

    Através da análise da Guerra Franco-Prussiana, o professor poderá debater o surgimento das características modernas da guerra e sua permanência nos dias de hoje.

  184. Helenismo

  185. História à mesa

  186. História dos vencidos em sala de aula

    Através do filme “Uma história de amor e fúria”, é possível ao professor trabalhar a história dos vencidos que é ocultada pela historiografia brasileira.

  187. História e charges

  188. História em quadrinhos em sala de aula

    A utilização de quadrinhos em sala de aula pode ser uma forma de abordagem inicial dos temas tratados na disciplina.

  189. História na creche

  190. Hobbes x Maquiavel: as diferentes concepções de Estado

  191. Idade Média e produção de conhecimento

  192. Imagens do Brasil por Marc Ferrez

    Um dos pioneiros da fotografia no Brasil, Marc Ferrez é uma ótima inspiração para se estudar a modernização brasileira no século XIX e XX através de imagens.

  193. Imaginando a África

  194. Imigração Japonesa

  195. Imperialismo e África

  196. Independência dos EUA: reforma ou revolução?

  197. Influência da civilização islâmica no Brasil

    A influência da civilização islâmica ocorre no Brasil desde a chegada dos portugueses, seja nas técnicas de navegação, na arquitetura das habitações ou mesmo na economia.

  198. Intercâmbio colombiano e mudanças sociais

    Nesta proposta de atividade com o intercâmbio colombiano, o professor pode estimular a pesquisa sobre a origem dos alimentos e doenças com os quais os alunos têm contato.

  199. Jogo da Independência

  200. Julgando a Reforma Agrária

  201. Lei 10.639/03 e o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana

    A Lei 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressalta a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira.

  202. Lei de Terras x Homestead Act

  203. Lei Mosaica e o Código de Hamurábi

  204. Liberalismo x Nacionalismo

  205. Literatura e imperialismo

  206. Literatura no ensino de História

  207. Maiakovski, arte e Revolução Russa

    Vladimir Maiakovski foi um dos grandes artistas russos das primeiras décadas do século XX que auxiliaram na divulgação da proposta de sociedade no início da URSS.

  208. Movimento dos Cara Pintada e Passeata dos Cem Mil

  209. Mundo caipira no filme Tapete Vermelho

    Com o filme Tapete Vermelho, o professor de história pode debater com seus alunos as características do mundo caipira brasileiro e suas diferenças com a Modernidade.

  210. Muro de Berlim e Muro de Israel: dois muros da segregação

    Em Berlim e Israel dois muros da segregação foram erguidos, separando populações e demonstrando que alguns temas históricos ainda estão presentes na contemporaneidade.

  211. Museu virtual como recurso didático nas aulas de história

    A utilização do museu virtual, em sala de aula ou como orientação para que os próprios alunos façam-no em suas casas, é uma possibilidade metodológica para a história.

  212. Música como ferramenta para o ensino da Segunda Guerra Mundial

    As músicas podem ser uma ótima ferramenta nas mãos do professor de História, seja para o ensino da Segunda Guerra Mundial, seja de qualquer outro assunto explorado em sala.

  213. Música e censura na Era Vargas

  214. Nazismo e Neonazismo

  215. Novas perspectivas para o ensino de história indígena

    A ampliação do conceito de cultura vem contribuindo para uma revalorização e reinterpretação do ensino da história indígena nas escolas.

  216. Novos temas no ensino de História: alimentação

    Os novos temas no ensino de História, como a alimentação, propiciam a aproximação da História com a realidade social dos alunos, dando maior sentido às aulas.

  217. O abolicionismo e o gabinete da conciliação

  218. O Absolutismo na Inglaterra

  219. O AI-5 na voz de Chico Buarque

  220. O bipartidarismo na Ditadura Militar

  221. O Brasil da Bossa Nova

  222. O Brasil durante a Guerra Fria

  223. O BRock e a redemocratização do Brasil

  224. O conceito de classe social

  225. O crescimento industrial do Brasil na década de 20

  226. O criacionismo e o pensamento mítico

  227. O cristianismo e a reinterpretação do trabalho

  228. O cristianismo e as religiões pagãs

  229. O desafio dos mares

  230. O despotismo esclarecido e suas contradições

  231. O dia de Finados em diferentes culturas

  232. O direito divino dos reis

  233. O discurso de Hitler

  234. O Estado, o crime e a favela

  235. O estudo da historiografia da Guerra do Paraguai em sala de aula

    Nesta aula abordaremos a respeito do uso do ensino da historiografia da Guerra do Paraguai em sala de aula como forma de aumentar a compreensão sobre esse fato histórico.

  236. O fascismo e a crença religiosa

  237. O feminismo, a máquina de lavar e a Idade Média

  238. O filme “Crash, no limite” e sua abordagem étnico-racial

  239. O fim do professor palestrante

  240. O fim social da terra

  241. O funcionamento do pacto colonial

  242. O ideal de riqueza no Brasil Colônia

  243. O iluminismo e o lugar da mulher

  244. O imaginário da Conquista do Oeste

  245. O impacto da mineração no Brasil Colônia

  246. O imperialismo americano na periferia

    Texto de Ferréz pode ser utilizado como ponto de partida para se debater a relação entre imperialismo americano e a vida nas periferias.

  247. O Império Romano e o cristianismo

  248. O laconismo e o papel da mulher em Esparta

  249. O lugar da informação na “Era da Informação”

  250. O lugar das profissões no mundo contemporâneo

  251. O mito do primata caçador

  252. O nacional, o estrangeiro e a identidade cultural contemporânea

  253. O nazismo e as gangues contemporâneas

  254. O negro nas artes

  255. O operariado brasileiro no início do século XX

  256. O Plano Collor

  257. O Planto Trienal e as tensões do governo João Goulart

  258. O pluripartidarismo no Brasil

  259. O poder político: entre a teoria absolutista e o Iluminismo

  260. O processo de abolição

  261. O processo de urbanização brasileiro

  262. O relativismo no estudo da História

  263. O Renascimento e a arte do período

  264. O republicanismo no Império

  265. O samba do Período Joanino

  266. O samba e a questão do trabalho

  267. O tabaco na economia colonial

  268. O tema terrorismo nas aulas de História

    O terrorismo assumiu atualmente lugar privilegiado no discurso da mídia e o professor de História passou a exercer papel fundamental para abordar tal temática na escola.

  269. O tempo da natureza x o tempo dos relógios

  270. O tempo e o cotidiano

  271. O trabalhismo na Era Vargas

  272. O uso da linha espaço temporal

  273. O uso de documentos históricos em sala de aula

  274. O uso de fotos em sala de aula

  275. O uso de música no ensino de história

    As possibilidades do uso de música no ensino de história podem envolver diversos elementos musicais e não musicais.

  276. O valor histórico de Lampião

  277. O valor histórico do trabalho

  278. O voto no Brasil

  279. Olhando os mapas como documentos

  280. Olimpíadas, racismo e Alemanha Nazista

  281. Operário em Construção e a consciência social

    O poema Operário em Construção, de Vinicius de Moraes, permite ao professor trabalhar a formação da classe operária e o processo de construção de sua consciência social.

  282. Opulência e repressão no período regencial

  283. Os bandeirantes e a mineração

  284. Os bárbaros, os germânicos e as palavras

  285. Os burgueses, os exércitos e o poder real

  286. Os centros urbanos e a Revolução Industrial

  287. Os conceitos na aula de História

  288. Os estereótipos na figura da mulher africana

  289. Os heróis e vilões da História

  290. Os impostos na sociedade atual

  291. Os malês e a escravidão no Brasil

  292. Os múltiplos papéis do negro na sociedade escravocrata

  293. Os Núbios e a História

  294. Os políticos e a História do Brasil

  295. Os portugueses e a dominação do território brasileiro

  296. Os reflexos da Revolução Haitiana no Brasil

  297. Os terrores da Primeira Guerra

  298. Os valores do Renascimento

  299. Padre Vieira e o Novo Mundo

  300. Pensando a História Contemporânea

  301. Pensando as novas tecnologias

  302. Pensando historicamente o problema da escravidão

  303. Persépolis e a Revolução Iraniana

    Com o livro Persépolis, de Marjane Satrapi, é possível ao professor trabalhar de forma descontraída as alterações no comportamento social impostas após a Revolução Iraniana.

  304. Peste Negra e Aids – Comparação histórica entre duas epidemias

  305. Pintura rupestre em sala de aula

    O trabalho em sala de aula com pintura rupestre proporciona ao professor estimular o estudo do passado, através da produção de fontes históricas e de uma atividade lúdica.

  306. Pinturas rupestres e a Caverna de Chauvet

    Encontrada em 1994, a Caverna de Chauvet contém as mais antigas pinturas rupestres conhecidas, além de expor a complexidade artística dos seres humanos da pré-história.

  307. Portinari: economia e trabalho no Brasil

  308. Proclamação da República: um debate com poesia

  309. Propaganda e a Primeira Guerra Mundial

  310. Propriedade: uma questão do Iluminismo

  311. Protestantes x Católicos: uma discussão sobre a Reforma

  312. Quadrinhos e História

  313. Queda do comunismo e o caso romeno

    A situação dos países do Leste Europeu após a queda do comunismo pode ser debatida através do caso da Romênia e de uma comédia política sobre o assunto.

  314. Redemocratização e violência policial

  315. Reflexos da cultura hippie no Brasil

  316. Relações de trabalho na América Espanhola

  317. Relatando a chegada da Família Real Portuguesa

  318. Religiosidade Colonial

  319. Repensando o ludismo

  320. Ressaltando as diretrizes mercantilistas

  321. Revisando conteúdo com um dito popular

  322. Revolta da Chibata e o Mestre-sala dos Mares

    Nesta proposta de aula, o professor poderá debater com os alunos temas como racismo e repressão, tendo por base a música Mestre-Sala dos Mares, referente à Revolta da Chibata.

  323. Revolta da Vacina e cidadania

  324. Revoltas pelo transporte coletivo no Brasil

    Revoltas pelo transporte coletivo no Brasil ocorrem ao menos desde o século XIX e são ainda atuais, servindo como exemplo para o debate dos problemas das cidades brasileiras.

  325. Sala ambiente e ensino de História

    A proposta da sala ambiente no ensino de História visa superar um ensino tradicional e arcaico, além de enfatizar o processo de ensino e aprendizagem.

  326. Segunda Guerra Mundial, Estado Novo e suas canções

  327. Shakespeare nas aulas de História

    A obra de Shakespeare pode ser um recurso valioso nas aulas de História porque reflete toda a ambiência da época em que ele escrevia, a Inglaterra Elisabetana.

  328. Simpsons e a Lei Seca nos EUA

    A Lei Seca nos EUA marcou profundamente a sociedade estadunidense nas décadas de 1920 e 1930, sendo inclusive tema de um episódio dos Simpsons.

  329. Slogans do populismo

  330. SNI e a circulação de informações na ditadura

    A disponibilização dos boletins do SNI possibilita ao professor trabalhar com os alunos a circulação de informações entre os órgãos de repressão da ditadura.

  331. Sobradinho e o impacto das usinas hidrelétricas

    O impacto causado pela construção das usinas hidrelétricas de Sobradinho, na década de 1970, e as de Jirau e Belo Monte, na década 2000, é o tema desta proposta de aula.

  332. Socialismo e religiosidade

  333. Socialismo x Stalinismo

  334. Sugestão de aula sobre a economia açucareira no Brasil

    Por meio desta sugestão de aula sobre a economia açucareira no Brasil, o professor pode encontrar caminhos para trabalhar esse tema, às vezes árido, em sala de aula.

  335. Sugestão de aula sobre a tensão social na França pré-revolucionária

    Por meio desta sugestão de aula sobre a tensão social na França pré-revolucionária, o professor poderá incrementar suas aulas sobre esse período histórico.

  336. Sugestão de aula sobre os diferentes tipos de iluminismo

    Com esta sugestão de aula sobre os diferentes tipos de iluminismo, o professor poderá colher a referência da obra de Gertrude Hummelfarb para incrementar suas aulas.

  337. Sugestão de aula sobre Spix e Martius

    Nossa sugestão de aula de História de hoje se volta para Spix e Martius, naturalistas alemães que estiveram no Brasil na época de Dom João VI.

  338. Tecnologia e desigualdade

  339. Teoria socialista e stalinismo

  340. Trabalhado o filme “Tempos Modernos”

  341. Trabalhando a independência

  342. Trabalhando com texto: “Ritos Corporais entre os Nacirema”

  343. Trabalhando o filme Narradores de Javé

    O filme Narradores de Javé possibilitará uma discussão entre professor e aluno sobre os métodos da escrita da história.

  344. Trabalho, cotidiano e a industrialização do Brasil

  345. Tropicalismo e ruptura cultural no Brasil

    O Tropicalismo como ruptura artística na década de 1960 pode proporcionar uma interessante aula sobre cultura nacional e inovação estética no Brasil.

  346. Um bairro operário do início do século XX

  347. Uma canção para debater o socialismo utópico

  348. Uma revisão sobre a Era Vargas

  349. Uma sátira da Guerra do Paraguai

  350. Uso de filmes na aula de história

    A utilização de filmes na aula de história proporciona a elaboração de atividades que estimulam os alunos a compreenderem o conteúdo.

  351. Uso de fontes históricas nas aulas de História

    A utilização de fontes históricas nas aulas de História é cada vez mais recorrente, por isso é preciso saber usar metodologicamente tais documentos.

  352. Uso de mapas no ensino de História do Brasil

    O uso de mapas é extremamente importante para o ensino de História do Brasil e, muitas vezes, auxilia alunos que têm dificuldade em realizar leitura de mapas.

  353. Uso de música para o ensino da história do Império Romano

    Nesta dica de aula abordaremos a possibilidade de se realizar o ensino da história do Império Romano a partir do uso de músicas em sala de aula.

  354. Utilização de jogos para auxiliar no ensino de História

    Jogos simples e tradicionais, como caça-palavras e palavras cruzadas, podem ser utilizados como alternativa metodológica para o ensino de História.

  355. Visita ao museu na aula de história

    A visita a Museus durante as aulas de história proporciona aos alunos um contado direto com objetos que ajudam a interpretar o passado.

  356. Visita virtual à Capela Sistina

    Com o teto pintado por um dos maiores artistas do Renascimento, a Capela Sistina é um dos símbolos do período e pode ser visitada virtualmente.

  357. Visões distintas sobre o imperialismo

  358. Visões sobre a Anistia

  359. “A língua das Mariposas" e a Espanha em 1930

    A proposta de aula tem por base o filme “A língua das mariposas” para analisar a Espanha em 1930, às vésperas da Guerra Civil.

Investigação e crítica: ferramentas essenciais para apresentar a História aos alunos.
Investigação e crítica: ferramentas essenciais para apresentar a História aos alunos.

A criança inicia seus primeiros anos de vida escolar, se alfabetiza e já na primeira fase do ensino fundamental começa a debater os primeiros temas de natureza histórica. Mesmo com a pouca idade, inicia o debate com um conceito um pouco distante: o passado. Isso não quer dizer que as experiências já vividas não fazem parte do seu cotidiano, pois desde muito cedo acumula suas primeiras lembranças pessoais e familiares.

No entanto, conforme boa parte desse público reclama, falar sobre um tempo em que “a gente nem era nascido” causa certa estranheza ao aluno. O tão indispensável exemplo concreto, fundamental para as primeiras etapas da educação, parece não ter aplicação para os assuntos de natureza histórica. Essa visão chega a ser partilhada com o próprio educador que, muitas vezes, ainda faz parte de uma geração que aprendeu que a História é a matéria onde decoramos datas e guardamos os grandes feitos das grandes personagens do passado.

Até aqui tudo parece vazio, a História vira sinônimo de “decoreba”, uma verdadeira disciplina de enciclopédia. No entanto, pais e educadores às vezes não têm contato com outras perspectivas que tragam resposta aos problemas expostos. No fim, não conseguem uma resposta convincente para justificar para a criança qual a “real” importância de se estudar o passado. Quando muito, apelam para os argumentos de natureza nacionalista ou futurologista. O primeiro evoca a importância de sabermos a História do nosso país, e o segundo repete o velho bordão: “Devemos conhecer o passado, para entendermos o presente e melhorarmos o futuro.”.

Pensando uma segunda vez, sabemos que nenhuma dessas desculpas funciona. As crianças não pensam cotidianamente sobre o contexto histórico do país e, muito menos desconfiam de como algo antigo pode resolver os problemas de um tempo futuro que não lhe desperta a mínima preocupação. Por isso, devemos subordinar o ensino de História às crianças e não o contrário. A História deve estar relacionada com as coisas do presente, ao cotidiano que tanto interessa ao aluno. Dessa forma, devemos mostrar para o aluno como a História se faz presente aqui e agora.

Ao falarmos das culturas que nos cercam, das expressões usadas cotidianamente ou sobre os mínimos hábitos familiares podemos sentir o sabor do passado. As esferas mais próximas do mundo da criança devem sem privilegiadas como fontes ricas de conhecimento. A construção de uma árvore genealógica, o contato com imagens dos antepassados, a origem de determinados nomes e expressões contemporâneas são fontes que atraem o olhar infantil aos objetos históricos.

Em parceria com esse trabalho de investigação do seu próprio passado, o aluno deve ser desde sempre estimulado à crítica do mesmo. O passado não lhe dirá nada caso o seu novo aprendiz não seja motivado a questionar sobre o mesmo. Por isso, a opinião e a produção de textos autorais são chaves fundamentais na elaboração de um aprendizado mais estimulante. São muitas as formas e propostas para tal empreendimento, por isso, estejamos atentos às formas que o passado pode ser apresentado ao dia-a-dia dos novos historiadores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Graduado em História