1. A arte da vida na sala de aula

  2. A crônica a serviço da reflexão crítica

    A crônica pode estar a serviço da reflexão crítica, basta que para isso o educador saiba utilizá-la de forma adequada, aproveitando para trabalhar outros gêneros.

  3. A fase da alfabetização e o “alfabeto de figuras”

  4. A heteronímia em Fernando Pessoa

  5. A Hora da Estrela como proposta didática

  6. A interdisciplinaridade com base nos gêneros textuais

  7. A Língua Portuguesa e os anos iniciais

  8. A Língua Portuguesa sob a ótica da Linguística – abordagens metodológicas

  9. A linguagem abreviada dos internautas e os reflexos na modalidade escrita – Uma discussão metodológica

  10. A linguagem figurada: uma metodologia eficiente

  11. A literatura como fonte de atuação crítica

    Possibilidades se ampliam à medida que a Literatura, segundo as concepções do educador, caracteriza-se como fonte de atuação crítica.

  12. A música como aliada da didática

  13. A música e o universo infantil

  14. A opinião se transformando em interpretação

    Os textos de opinião podem se transformar num espaço de interpretação, haja vista a necessidade de os educandos refletirem acerca do assunto em evidência.

  15. A oratória

  16. A poesia na sala de aula

  17. A polissemia como recurso didático

  18. A pontuação e os efeitos de sentido

    A pontuação só interfere nos aspectos sintáticos do texto? Seguramente, não. Ela pode influenciar também nos aspectos semânticos, ou seja, na significação.

  19. A prática docente com base nos temas transversais

  20. A Reescrita de textos aprimora a produção textual

  21. A reescrita textual concebida de forma mais ampla

    A reescrita textual, quando bem explorada em sala de aula e concebida de forma mais ampla, desfaz a ideia de apenas se resumir à correção de erros.

  22. A subjetividade textual e o despertar da oralidade

  23. A tecnologia a serviço da produção de diversos gêneros

    A escrita, envolvendo a produção de diversos gêneros, tende a ser bastante produtiva quando trabalhada fazendo uso da tecnologia.

  24. A tecnologia e a sala de aula

  25. A voz poética despertando valores humanos

    O trabalho com a voz poética, cuja temática desperta valores humanos, revela sua significativa eficácia.

  26. Alunos com letra ilegível

  27. Alunos em recuperação em Português!

  28. Análise do personagem – uma iniciativa que confere mais vida ao enredo

    A análise do personagem atua como importante proposta metodológica, cujos benefícios resultam em atribuir mais vida ao enredo.

  29. Análise do “fazer poético”

  30. Anúncios publicitários em sala de aula

    O trabalho com diferentes gêneros pode aguçar a capacidade interpretativa de nossos alunos. Entenda a importância da análise de anúncios publicitários em sala de aula.

  31. Aprendendo sobre a linguagem jornalística em sala de aula

    A linguagem jornalística em sala de aula é um instrumento interessante para o ensino de gêneros textuais e suas peculiaridades.

  32. Aprimorando a capacidade argumentativa

  33. Aprimorando a escrita sob o apoio dos recursos tecnológicos

  34. Aprimorando a prática da argumentação – pressupostos metodológicos

  35. Aprimorando o ensino da crase – Uma perspectiva inovadora

  36. Aprimorando práticas metodológicas com ênfase nos sinais de pontuação

  37. Argumentar também significa exercer a cidadania

  38. As novas regras ortográficas... Adequação o quanto antes

    Não tarda a necessidade de o educador conscientizar seus alunos acerca das novas regras ortográficas, procedimento realizado o quanto antes.

  39. Atividades diversificadas para o ensino de Língua Portuguesa

    As atividades diversificadas são importantes aliadas para o ensino de Língua Portuguesa e deverão estar adequadas aos interesses não só dos professores, mas também dos alunos.

  40. Aula sobre sintaxe a partir de um poema de Paulo Leminski

    O objetivo dessa proposta de aula sobre sintaxe a partir de um poema de Paulo Leminski é discutir a importância das regras gramaticais no ensino e aprendizado da língua portuguesa.

  41. Bingo

  42. Carta

  43. Carta ao leitor - construindo opinião!

  44. Cassino Pedagógico para exercitar o uso da vírgula

    A utilização de jogos pedagógicos pode permitir o ensino lúdico do uso da vírgula e uma aprendizagem mais natural dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

  45. Charge nas aulas de língua portuguesa

    Contemplar a charge nas aulas de língua portuguesa é importante para mostrar aos alunos a relevância social desse interessante gênero textual.

  46. Círculo de debate

  47. Comentário Crítico-Reflexivo nos trabalhos manuscritos

  48. Como convencer o aluno a ler?

  49. Como corrigir uma redação?

  50. Como ensinar o acordo ortográfico?

  51. Como fazer o aluno gostar de escrever?

  52. Como usar os filmes de final de semana em sala de aula

  53. Competição na sala de aula!

  54. Composição Textual

  55. Compreendendo as flexões verbais

    Compreendendo as flexões verbais, os discursos proferidos serão bem articulados e os alunos entenderão melhor acerca dos aspectos gramaticais.

  56. Condições didáticas da escrita

  57. Contextualizando o ensino da gramática por meio da arte

    Uma boa estratégia metodológica, no sentido de promover a eficácia da aprendizagem, é sempre contextualizar o ensino da gramática por meio da arte.

  58. Conto de mistério na voz de Lygia Fagundes Telles

    O trabalho com o conto de mistério, de Lygia Fagundes Telles, ajudará os educandos a comporem um conto como produção textual.

  59. Contos fantásticos: um convite ao sobrenatural

    Sugestão de aula de Literatura através da leitura e análise de contos fantásticos.

  60. Correção coletiva

  61. Correção e reescrita

  62. Crônica como proposta metodológica: discutindo sobre temas polêmicos

    O educador muitas vezes se vê discutindo sobre temas polêmicos, aspecto esse propiciado pela crônica – uma eficaz proposta metodológica.

  63. Da crônica em sala à mostra cultural

    A crônica se concebe como uma importante e eficaz proposta metodológica, podendo ser apresentada numa mostra cultural.

  64. Descubra qual é a palavra!

  65. Desenho e música - Uma dica de prática para utilização da música em sala de aula

  66. Desenvolvendo um olhar crítico sobre a notícia

    Analisando os elementos que compõem a notícia, sobretudo enfatizando as marcas de intencionalidade, os alunos estarão desenvolvendo um olhar crítico sobre ela.

  67. Desmitificar a redação dos vestibulares: uma incumbência do educador

    Uma das incumbências do educador é desmitificar a redação dos vestibulares e aprimorar habilidades.

  68. Dialetos e registros nas aulas de língua portuguesa

    Contemplar os dialetos e registros nas aulas de língua portuguesa é fundamental para mostrar aos alunos questões pertinentes relacionadas com as variedades linguísticas.

  69. Diário de redação - Aula prática para professores de primeira fase

  70. Dicas de filmes sobre a temática literária e biografias

  71. Dicas ortográficas: “s” ou “ss” para os pequenos

    Em geral, o Português não possui correspondência entre letra e fonema, por isso, as dicas ortográficas são importantes, principalmente nas dúvidas sobre o uso de “s” ou “ss”.

  72. Didática com base nos elementos da textualidade

  73. Diferentes gêneros? Diferentes propostas metodológicas

    O trabalho com diferentes gêneros tende a se efetivar de forma eficaz mediante a aplicação de diferentes propostas metodológicas.

  74. Dinâmica de português

  75. Dinâmica pedagógica para a produção de textos com a função conativa

    Na nossa proposta de ensino, apresentamos uma dinâmica pedagógica para a produção de textos com a função conativa.

  76. Direitos e deveres assegurados mediante o trabalho com o gênero “lei”

    O trabalho com o gênero textual “lei”, além de colocar os alunos a par das características desse, ainda propicia a interação acerca dos direitos e deveres como cidadãos.

  77. Discorrendo acerca de práticas metodológicas no âmbito da Literatura

  78. Discussões metodológicas acerca do conceito de Literatura

  79. Discutindo acerca de algumas metodologias com ênfase na oralidade

  80. Dissertação

  81. Diversificando as aulas de Redação – Uma proposta relevante

  82. Dominó pedagógico para o ensino de sinonímia e antonímia

    A utilização de jogos pedagógicos permite, por meio da ludicidade, uma aprendizagem mais natural dos conteúdos trabalhados em sala de aula.

  83. Drummond em sala de aula

    A proposta “Drummond em sala de aula” busca incentivar os alunos, especialmente os que não gostam de ler, a “mergulharem” no universo do grande poeta Carlos Drummond de Andrade.

  84. Ensinando a fazer inferência

    A música é uma forte aliada para melhorar a interpretação dos alunos, pois, com ela, eles aprendem a ler as entrelinhas, a fazer inferência, a presumir, enfim, tornam-se leitores.

  85. Ensinando os advérbios

  86. Ensino da regência verbal: um novo olhar

    A regência verbal representa uma das ocorrências gramaticais de notória complexidade. Dessa forma, o ensino delas, visto sob um novo olhar, tende a ser bastante eficaz.

  87. Ensino do gênero biografia em sala de aula

    Ensinar biografia em sala de aula pode ser um momento prazeroso de descoberta e estímulo à escrita dos diferentes gêneros textuais.

  88. Escolha dos livros literários para o ano letivo

    A escolha dos livros literários para o ano letivo pode deixar em dúvida os educadores. A faixa etária dos alunos deve estar entre os critérios de escolha.

  89. Escrevendo o gênero roteiro em sala de aula

    Professor, escrever o gênero roteiro em sala de aula pode ser uma atividade interessante e estimuladora para os alunos do Ensino Médio.

  90. Exposição oral em sala

  91. Facebook na sala de aula

    Diariamente os professores precisam disputar com as tecnologias a atenção dos alunos. A estratégia de ensino “Facebook na sala de aula” busca aproximar esses dois universos.

  92. Fichamento

  93. Gênero crônica em sala de aula

    Os diversos gêneros devem ser contemplados nas aulas de Língua Portuguesa. A crônica em sala de aula pode ser abordada de maneira interessante e produtiva com os alunos.

  94. Gêneros ou tipologias? – repensando práticas didáticas

    O trabalho com as tipologias textuais favorece o ensino e, consequentemente, a aplicação dos diversos gêneros em sala de aula.

  95. Gêneros textuais X Tipos textuais. Qual a melhor forma de trabalhá-los?

    A melhor forma de trabalhar os gêneros e os tipos textuais é explorá-los de forma conjunta, fazendo com que as tipologias sejam identificadas em cada gênero.

  96. Gostei de ler

  97. Habilidades requisitadas nas provas de Língua Portuguesa do vestibular: um diálogo constante

    Nas provas de língua portuguesa do vestibular, habilidades específicas são requisitadas, cabendo ao educador discuti-las sempre.

  98. História em quadrinhos

  99. Importância da Língua Portuguesa

    A Língua Portuguesa é de fundamental importância, por isso se torna pertinente uma discussão em sala de aula.

  100. Importância dos verbos no contexto comunicativo

    A importância dos verbos no contexto comunicativo é indiscutível e fazer com que os educandos percebam isso é necessário. Por essa razão, algumas práticas são eficazes.

  101. Internet

  102. Interpretação de provérbios: uma análise discursiva

    A interpretação de provérbios atua como excelente recurso metodológico, permitindo uma análise discursiva necessária a todo e qualquer interlocutor.

  103. Interpretação textual? Questões subjetivas

    Questões subjetivas podem aguçar a criatividade, o senso crítico dos educandos, por isso a interpretação textual pautada nesse aspecto se torna de grande valia.

  104. Jogo das personagens: uma proposta de aula de Literatura

    A proposta de aula de literatura Jogo das personagens vai aproximar a turma de uma disciplina que nem sempre conquista a simpatia da garotada.

  105. Jogo pedagógico para ensino da separação silábica

    O jogo pedagógico que preparamos para você auxiliará no ensino da separação silábica de palavras que contenham dígrafos, encontros consonantais e encontros vocálicos.

  106. Jornal falado – notícias para a sala de aula!

  107. Jornal impresso – inserindo a informação em sala de aula

  108. Leitura

  109. Leitura literária – uma frutífera proposta metodológica apoiada na obra de Fernando Carraro

    A leitura literária, para resultar numa proposta metodológica frutífera, precisa ser trabalhada com base na reflexão. Para tanto, nada melhor que a obra de Fernando Carraro.

  110. Língua culta como variedade de prestígio

  111. Linguística aplicada e o processo de formação das palavras em sala de aula

    Trabalhar a Linguística aplicada e o processo de formação das palavras em sala de aula trará incontáveis benefícios em relação ao ensino de gramática.

  112. Música

  113. Música no ensino de gramática

    Sugestão de aula de português que contempla a importância da música no ensino de gramática.

  114. Narração – inventando histórias

  115. Narrativas de aventura em sala de aula

    Trabalhar com as narrativas de aventura em sala de aula é essencial para despertar nos alunos do Ensino Fundamental o prazer pela leitura.

  116. Novas estratégias de ensino para as orações subordinadas

  117. O aprimoramento da argumentação

  118. O Cantinho da leitura – um momento para relaxar

  119. O consumismo na voz de Carlos Drummond de Andrade

    Na voz de Carlos Drummond nos deparamos com a questão do consumismo, muitas vezes influenciado pela linguagem publicitária, constituindo, pois, um excelente recurso didático!

  120. O Conto que eu li – incentivo à leitura e oratória.

  121. O conto se transformando em teatro

    Por meio da criação de um conto em sala, outras propostas podem surgir, como é o caso da apresentação dele em forma de teatro.

  122. O debate conduzindo à escrita do texto argumentativo

    O texto argumentativo resulta de uma modalidade em que argumentos são imprescindíveis, podendo ser eles conquistados por meio de um debate.

  123. O despertar das múltiplas inteligências por meio da música e da poesia

    O despertar das múltiplas inteligências representa uma incumbência destinada ao educador. Assim, utilizando-se da música e da poesia os resultados poderão ser benéficos.

  124. O dinâmico ensino das orações subordinadas adverbiais

    O ensino das orações subordinadas adverbiais pode se tornar ainda mais dinâmico, basta que o educador se utilize de práticas metodológicas inovadoras.

  125. O dono da história: uma proposta de aula de Literatura

    A aula de Literatura não precisa ser chata e nem sempre teórica. Seus alunos podem aprender de maneira lúdica as principais personagens da história da literatura brasileira.

  126. O ensino da sintaxe

  127. O ensino das orações coordenadas e subordinadas – inovando metodologias

  128. O ensino das regras ortográficas de forma contextualizada

    O ensino descontextualizado das regras ortográficas tende a não ser tão eficiente, por isso se torna necessário aplicá-lo de forma contextualizada.

  129. O ensino dos tempos verbais apenas como regra gramatical – uma discussão metodológica

  130. O ensino gramatical contextualizado e o incentivo à pesquisa

  131. O espaço das profissões discutido por meio da literatura

    Futuro feito à mão revela-se como uma proposta valiosa para se discutir o espaço das profissões por meio da literatura.

  132. O explorar dos valores humanos na voz de Moacyr Scliar

    A leitura literária é um bom instrumento para trabalharmos a noção de valores humanos, para tanto ninguém melhor que Moacyr Scliar.

  133. O fazer pedagógico e o desenvolvimento da oralidade

  134. O gênero causo em sala de aula

    O gênero causo pode ser uma interessante ferramenta no ensino de língua portuguesa.

  135. O memorial descritivo informal em sala de aula

    O memorial descritivo informal em sala de aula abordará dois tipos importantes de texto, bem como a questão dos gêneros textuais representada pelo memorial.

  136. O modo imperativo presente nos diferentes gêneros

    Compreender acerca do sentido expresso pelo modo imperativo é fundamental para o aprendizado, haja vista que tal modo está presente nos diferentes gêneros.

  137. O papel do educador frente à Nova Reforma Ortográfica

  138. O trabalho com a Ética refletido na leitura literária

    O trabalho com a Ética refletido na leitura literária representa uma excelente opção didática, tendo em vista que a Literatura se concebe como instrumento de reflexão.

  139. O trabalho com gêneros orais: desenvolvimento de competências

    O desenvolvimento de determinadas competências se dá mediante o trabalho com gêneros orais, tais como o seminário, entrevistas, entre outros.

  140. O trabalho literário como fonte de reflexão

    O culto à boa leitura deve desde cedo ser promulgado no ambiente escolar, razão pela qual o trabalho literário atua como uma eficaz proposta metodológica.

  141. O uso do gerúndio e a prática do gerundismo

  142. Orações subordinadas – Um jogo pedagógico

    Jogos pedagógicos permitem, pelo lúdico, uma aprendizagem mais natural dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Esse método pode ser usado no ensino de orações subordinadas.

  143. Os benefícios obtidos através dos gêneros que priorizam a oralidade

  144. Os clássicos machadianos atuando na formação de leitores

  145. Os gêneros textuais sob uma nova perspectiva de ensino

  146. Os temas literários em conformidade com situações cotidianas e polêmicas

  147. Os usos do presente do indicativo

  148. Palavras para ditado

    Preparamos uma lista com 500 palavras para ditado do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, organizadas por nível de dificuldade, para apoiar alfabetização, leitura e escrita em sala de aula.

  149. Poesia Marginal na sala de aula

    Trabalhar a Poesia Marginal na sala de aula é fundamental para ilustrar um importante movimento cultural brasileiro: a Marginália.

  150. Poesia social em sala de aula

    A poesia social demonstra a preocupação da Literatura com o homem em sociedade e pode ser ricamente trabalhada em sala de aula.

  151. Postulados metodológicos inerentes ao ensino da Gramática

  152. Práticas didáticas inerentes ao ensino dos diferentes gêneros

  153. Práticas metodológicas com ênfase nas relações intertextuais

  154. Preconceito – um fato que deve ser trabalhado desde os primeiros anos

  155. Produção textual e revisão coletiva

  156. Proposta de aula de Redação: Quebra-cabeça dos textos

    A proposta de aula de redação Quebra-cabeça dos textos vai ajudar a turma a entender melhor os conceitos de coerência e coesão textual.

  157. Proposta de aula sobre Carlos Drummond de Andrade

    Nossa proposta de aula sobre Carlos Drummond de Andrade tem como objetivo apresentar aos alunos do Ensino Médio um dos maiores poetas da Literatura brasileira.

  158. Proposta de aula sobre Clarice Lispector

    Esta proposta de aula sobre Clarice Lispector contempla aspectos sobre a vida e a obra da escritora, bem como suas inovações literárias para a Literatura brasileira.

  159. Proposta de aula sobre erros gramaticais

    A proposta de aula sobre erros gramaticais tem como principal objetivo apresentar aos alunos mecanismos que norteiam o funcionamento da linguagem padrão.

  160. Proposta de aula sobre o filme Ilha das Flores

    A proposta de aula sobre o filme Ilha das Flores tem como objetivo abordar aspectos inerentes à linguagem, bem como o uso da interdisciplinaridade na aula de Redação.

  161. Proposta de aula: Coesão e coerência

    A coesão e a coerência textual são fatores imprescindíveis para a construção de um bom texto. Uma abordagem sobre o tema em sala de aula.

  162. Propostas metodológicas a partir de um gênero narrativo – a crônica

  163. Público-alvo

  164. Recortando textos: sugestão de aula de língua portuguesa

    Com uma divertida sugestão de aula de língua portuguesa, os alunos poderão entender melhor os mecanismos de coerência e coesão necessários para a construção textual.

  165. Refazendo parágrafos: uma sugestão de aula de Redação

    Nossa sugestão de aula de Redação sobre reescrita textual pode ajudar os alunos a identificarem os próprios erros e assim aprender com eles.

  166. Reflexão e avaliação com base na crônica drummondiana

    De modo a promover a reflexão e, em seguida, a avaliação, nada melhor que usufruir da crônica drummondiana, expressa pelo texto “Debaixo da ponte”.

  167. Relações intertextuais como ferramenta didática

  168. Relações semânticas como eficiente recurso didático

  169. Repertório de leituras

  170. Revelando intenções comunicativas

    Revelar intenções comunicativas representa uma proposta metodológica altamente eficaz para a compreensão das funções da linguagem.

  171. Sequência didática para ensinar o gênero textual entrevista

    O gênero textual entrevista está presente nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa do primeiro ciclo de aprendizagem.

  172. Sequência didática para o ensino do gênero textual artigo de opinião

    O gênero textual artigo de opinião está presente nos Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa. Apresentamos uma sequência didática para o ensino desse gênero em sala de aula.

  173. Sequência didática para o ensino do gênero textual receita

    A análise de elementos linguísticos pode ser facilitada com o uso de uma sequência didática em aulas sobre o gênero textual receita.

  174. Soletrando

  175. Suavizando o discurso: uma sugestão de aula sobre eufemismos

    Esta sugestão de aula sobre eufemismos é um importante instrumento para a análise dos diversos discursos aos quais estamos expostos em nosso dia a dia.

  176. Sugestão de aula sobre as vozes do discurso

    Nossa sugestão de aula sobre as vozes do discurso vai ajudar os alunos a identificarem as diferenças entre o eu lírico e o eu biográfico nos textos literários.

  177. Sugestão de aula sobre Caio Fernando Abreu

    A sugestão de aula sobre Caio Fernando Abreu tem como principal objetivo mostrar aos alunos detalhes da vida e obra de um dos autores mais populares das redes sociais.

  178. Sugestão de aula sobre contos e crônicas de Rubem Alves

    Esta sugestão de aula sobre contos e crônicas de Rubem Alves tem como objetivo apresentar aos alunos um dos maiores teóricos e pensadores da educação brasileira.

  179. Sugestão de aula sobre funções da linguagem

    Esta sugestão de aula sobre funções da linguagem pode ajudar os alunos a compreenderem as atividades discursivas nas quais estamos inseridos em nosso cotidiano.

  180. Sugestão de aula sobre o filme Memórias Póstumas

    A sugestão de aula sobre o filme Memórias Póstumas tem como objetivo aproximar os alunos da obra de Machado de Assis, representante maior de nossa Literatura.

  181. Sugestão de aula sobre o filme Triste fim de Policarpo Quaresma

    Esta sugestão de aula sobre o filme Triste fim de Policarpo Quaresma levará seus alunos para uma viagem no tempo e na obra do genial escritor Lima Barreto.

  182. Sugestão de aula sobre palavras parônimas

    A sugestão de aula sobre palavras parônimas tem como objetivo explicar de maneira divertida um dos fenômenos linguísticos responsáveis por inúmeros deslizes gramaticais.

  183. Sugestão de aula sobre textos literários e não literários

    Esta sugestão de aula sobre textos literários e não literários vai mostrar para seus alunos os diferentes tipos de linguagem encontrados nos diversos tipos de texto.

  184. Tempos verbais

  185. Terminações verbais “AM” e “ÃO”

  186. Termine minha história

  187. Textos injuntivos na sala de aula

    O trabalho com os textos injuntivos na sala de aula possibilita que os alunos reconheçam a importância dos textos de caráter instrucional.

  188. Título, imagem e legenda

  189. Trabalhando com Classificados

  190. Trabalhando com os gêneros discursivos na sala de aula

    Os gêneros discursivos são tipos relativamente estáveis de enunciados. Eles organizam nosso discurso, conforme postula Bakhtin, e são muito eficientes na sala de aula para o ensino de línguas.

  191. Trabalho escolar

  192. Trava-línguas

  193. Trocando experiências na aula de produção textual

  194. Turmas do 6º ano: um diagnóstico das competências

    O diagnóstico das competências de turmas do 6º ano é de grande eficácia, pois confere ao educador a possibilidade de executar melhor suas propostas metodológicas.

  195. Twitter nas aulas de língua portuguesa

    Como utilizar o Twitter nas aulas de língua portuguesa? Além de ser uma importante ferramenta de interação social, o Twitter pode ser útil no ensino da coesão textual.

  196. Um trabalho interdisciplinar na voz de João Cabral de Melo Neto

  197. Uma aula sobre a Literatura Gótica

    Esta aula sobre a Literatura Gótica tem como objetivo explorar mais detidamente o tema, que provoca a curiosidade de crianças e adolescentes.

  198. Uma proposta de aula sobre a poesia de Augusto dos Anjos

    O objetivo desta proposta de aula sobre a poesia de Augusto dos Anjos é mostrar para os alunos toda a originalidade de um dos mais populares escritores da literatura brasileira.

  199. Uma proposta de aula sobre o livro Morte e Vida severina

    O objetivo da nossa proposta de aula sobre o livro Morte e Vida severina é apresentar para os alunos um dos clássicos de nossa literatura brasileira.

  200. Usando o texto instrucional para promover interação

    O texto instrucional é muito interessante para ser trabalhado em sala, pois faz parte do cotidiano do aluno e pode ser uma excelente estratégia para aproximar a turma.

  201. Uso do dicionário no início da escolaridade

    Os benefícios obtidos por meio do uso do dicionário desde o início da escolaridade são indiscutíveis, sobretudo no aprimoramento da competência linguística dos educandos.

A linguagem brasileira
A linguagem brasileira

Nossa língua é um legado de diversidades múltiplas de linguagem e é dividida em duas partes: a fala e a escrita.

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A princípio se definiu a fala como individual, algo próprio, passível de ser moldada, de acordo com os grupos lingüísticos.

 Já a escrita é social, a fim de termos uma convenção ao escrevermos, algo que será compreendido ao ser lido em todo âmbito social em que a língua é falada. No entanto, com o passar dos anos, falamos de discursos e tipologia de discurso, ou seja, dos tipos de comunicação existentes.

Há tipos de discurso para todas as ocasiões: para conversas formais e informais, com os colegas de sala, com os pais, msn, orkut.

Não falamos com o nosso professor assim como falamos com nosso pai, como também não vamos escrever uma carta a um amigo do mesmo modo que se fôssemos escrever ao presidente.

A linguagem dos internautas está sendo inserida nas salas de aula, porém de forma errônea, nas redações, por exemplo. Por isso, é tão importante trabalhar em sala os discursos lingüísticos, para que o jovem saiba que há meios sociais adequados para cada tipo de linguagem.

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Ainda temos outra gama de conhecimento quando se trata da linguagem não-verbal: os quadrinhos, charges, gráficos, símbolos, arte, os gestos. A linguagem não verbalizada nos diz muito do que acontece em nosso meio social, principalmente através da mídia. Além disso, temos a combinação da linguagem verbal e não-verbal, que resulta na linguagem verbo-visual, muito utilizada pelos publicitários, os quais ao mesmo tempo trazem uma mensagem escrita, juntamente com o chamativo das cores e formas da imagem.

 É importante trabalhar o texto não-verbal em sala de aula, para os alunos desenvolverem a crítica a respeito da linguagem subliminar existente nesse tipo de discurso, utilizado além da mídia, também pela política.

Os surdos-mudos utilizam a linguagem dos gestos e é fundamental a eles, já que é sua própria fala. Utilizamos o gesto também como complemento da nossa fala.

Logo, a língua portuguesa é a própria essência de quem somos, já que está a nossa volta a todo tempo e lugar e é necessário trabalhar os vários tipos de linguagem pra que possamos, dessa forma, desenvolver cidadãos reflexivos e críticos de sua própria realidade.

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras