1. A ciência presente na construção mental da criança

  2. À noite todo gato é pardo

  3. Ação detergente dos ácidos sulfônicos

    O experimento em questão mostrará como os ácidos sulfônicos atuam como detergente e abrirá espaço para uma discussão sobre as propriedades desses compostos.

  4. Adsorção sobre carvão ativado

    Esse experimento consiste em realizar filtrações simples com o uso de carvão ativado para verificar a remoção de cor e odor dos materiais por meio da adsorção.

  5. Água aquecida no balão

  6. Água dissolve tudo?

  7. Agua fria e quente, qual é mais densa?

  8. Água Mole e Água Dura

    Nesse experimento é feito um tipo de água dura com sal de Epsom, que impede a formação de espuma de um detergente.

  9. Água no ponto de vista químico

  10. Água pura com ajuda da Química

  11. Água quente ou fria, qual congela primeiro?

  12. Água, água! Quero água doce!

  13. Alerta sobre o consumo de sal

  14. Análise de gordura da Margarina light

  15. Aplicação do conceito de Carbono Zero

  16. Aplicação do tema Polímeros em aula

  17. Aplicando as reações de neutralização de forma prática

    Nesta atividade prática o docente tem a oportunidade de favorecer aos seus alunos o aprendizado sobre reações de neutralização utilizando diferentes ácidos e bases.

  18. Aquecimento das substâncias e suas características iônicas, moleculares e metálicas

  19. Arco-íris de licopeno

    Por meio desse experimento, o professor poderá, juntamente com os alunos, verificar a presença de licopeno no suco de tomate pela reação colorimétrica de adição de bromo.

  20. Árvore de prata

    Colocando-se um fio de cobre no formato de uma árvore em uma solução de nitrato de prata, ocorre uma reação de oxirredução que forma uma árvore de prata.

  21. Atividade experimental sobre a eletrólise da água

    Apresentamos uma proposta de atividade experimental sobre a eletrólise da água para ampliar o processo de ensino e aprendizagem e diversificar a aula sobre o tema.

  22. Atividade experimental sobre volume molar dos gases

    Esta atividade experimental sobre volume molar baseia-se na reação química que ocorre entre o bicarbonato de sódio e o vinagre, com produção de gás carbônico.

  23. Atividade prática sobre a ação da vitamina C como agente redutor

    Esta atividade prática sobre a ação da vitamina C como agente redutor pode ser trabalhada junto ao conteúdo de reações de oxirredução.

  24. Atividade prática sobre a oxidação de compostos orgânicos

    A atividade prática sobre oxidação de compostos orgânicos que propomos aqui busca estabelecer uma aproximação do aprendizado teórico com o real.

  25. Atividade prática sobre reações de oxidação em álcoois

    Este roteiro de atividade prática propõe uma experiência para facilitar o ensino e a compreensão das reações de oxidação em álcoois.

  26. Atração física na matéria

  27. Atravessando gelo sem cortá-lo

    Coloque um fio de náilon com dois pesos nas pontas sobre um pedaço de gelo. Você verá o fio atravessar o gelo devido à pressão exercida.

  28. Aula contextualizada sobre separação de misturas

    Este artigo apresenta uma proposta de aula contextualizadora que relaciona as etapas do tratamento de água com os métodos de separação de misturas.

  29. Aula de densidade: por que navios não afundam?

  30. Aula de densidade: qual líquido é mais denso?

  31. Aula experimental sobre a função do sal na química do pão

    Esta aula experimental sobre a função do sal na química do pão mostra que o sal não serve somente para dar sabor e aroma, mas também apresenta uma função química.

  32. Aula experimental sobre desnaturação das proteínas

    Esta aula experimental sobre desnaturação das proteínas é feita colocando-se álcool na clara do ovo para causar a desnaturação da albumina.

  33. Aula experimental sobre entalpia de combustão

    Nesta aula experimental sobre entalpia de combustão, é feita a medição do tempo de aquecimento da água com o bico de Bunsen com a janela fechada e aberta.

  34. Aula experimental sobre indicador ácido-base

    Esta aula experimental sobre indicador ácido-base é realizada em três etapas e tem por objetivo mostrar a ação da fenolftaleína em meio ácido.

  35. Aula prática de solubilidade e saturação das soluções

    Esta aula prática de solubilidade e saturação das soluções envolve a adição de álcool a uma solução saturada de sal em água, o que causa a precipitação do sal.

  36. Aula prática sobre densidade com o tubo em U

    Esta aula prática sobre densidade consiste em colocar água e álcool (ambos com corantes) dentro de um tubo em U e observar a diferença entre os níveis deles.

  37. Aula prática sobre deslocamento de equilíbrio químico

    Propomos aqui uma sugestão de aula prática sobre deslocamento de equilíbrio químico com ênfase em equilíbrios iônicos e o efeito do íon comum.

  38. Aula prática sobre Propriedade e Cinética Química: Queima do Açúcar

    Propomos aqui uma aula prática que explora a propriedade e a cinética química por meio da reação de queima do açúcar.

  39. Aula prática sobre reações de simples troca com produção de gás hidrogênio

    Uma aula prática com a produção de gás hidrogênio pode ser um recurso para trabalhar a teoria das reações de simples troca.

  40. Aula prática sobre solubilidade dos sais

    Esta estratégia apresenta um exemplo de aula prática que pode ser usada pelos docentes para demonstrar a diferença de solubilidade entre os sais.

  41. Aula prática: restaurando objetos de Prata

  42. Aula sobre determinação dos tipos de dispersões por filtração

    A filtração é uma técnica que pode ser usada em uma aula sobre determinação dos tipos de dispersões (soluções verdadeiras, coloides e suspensões).

  43. Aula sobre o modelo atômico de Bohr de forma prática

    Professor(a), com nossa proposta de aula sobre o modelo atômico de Bohr, você pode potencializar o aprendizado desse conteúdo em sala de aula.

  44. Aula sobre solubilidade e polímeros: Remodelando o isopor

    Por meio desta proposta de aula sobre solubilidade e polímeros, faremos um experimento de remodelação do isopor para abordar esse conteúdo na prática!

  45. Balão resistente a agulhas

  46. Batata no copo: o poder desidratante do sal

  47. Bico de Bunsen: aula prática

  48. Bolha de sabão mais resistente

    Esse experimento de Química mostra como obter bolhas de sabão mais resistentes e explica como esse conteúdo está relacionado às ligações de hidrogênio e às estruturas das oses.

  49. Cabe mais um?

  50. Calor e temperatura, qual a diferença?

  51. Calor envolvido na decomposição da água oxigenada

    Determinação experimental do calor envolvido na reação de decomposição da água oxigenada comercial a 10 volumes, usando um calorímetro simples.

  52. Calorímetro de amendoim

  53. Calotas polares derretidas: aula prática

  54. Carbono 14: uma aula pré-histórica

  55. Carbono em evidência

  56. Chuva ácida

  57. Chuva de ouro

    Misturando-se um volume igual de nitrato de chumbo e iodeto de potássio, levando-os para o aquecimento e, depois, resfriando-os lentamente, observamos uma chuva de ouro.

  58. Ciência das cavernas

  59. Cientista maluco

  60. Cinema: viagem no tempo

  61. Cinética Química

  62. Classificação das dispersões químicas pelo efeito Tyndall

    É possível classificar as dispersões químicas por meio da observação do efeito Tyndall produzido pela luz.

  63. Clorofórmio e pressão de vapor

  64. Cobre puro através da eletricidade

  65. Cobreação

  66. Cola mágica

  67. Cola que vem do leite

  68. Colher mágica: efeito das micro-ondas

  69. Combustão completa e incompleta

  70. Combustão completa e incompleta dos hidrocarbonetos

    Por meio de um experimento simples, o professor poderá mostrar aos alunos que há diferentes produtos formados na combustão, conforme a quantidade de oxigênio fornecida.

  71. Combustão na Balança de Pratos

  72. Combustão no Bico de Bunsen

  73. Combustão no copo

  74. Como encher balões sem usar o ar dos pulmões?

    A reação entre o bicarbonato de sódio e o ácido acético do vinagre libera gás carbônico que pode ser usado para encher balões.

  75. Como fazer papel reciclado?

    Um papel reciclado pode ser feito usando-se apenas papel, água, amido de milho e desinfetante.

  76. Como trabalhar ligações sigma e pi em sala de aula

    Esta proposta pedagógica aborda uma forma lúdica de trabalhar as ligações sigma e pi em sala de aula, a partir da construção de estruturas moleculares.

  77. Comparação entre densidades

    O gelo flutua na água porque a sua densidade é menor que a do líquido. Já no álcool, o gelo afunda porque a sua densidade é maior que a do líquido.

  78. Compondo soluções saturadas

  79. Comportamento de Carbonatos na Presença de Ácidos

    O objetivo desse experimento é observar o comportamento do carbonato de cálcio na presença de diferentes ácidos.

  80. Comportamento de líquidos

  81. Comportamento dos gases

  82. Comprovando a Ciência - Experimento

  83. Concepções interdisciplinares entre Astronomia e Química

  84. Conhecendo o combustível de seu carro

  85. Constatando a Lei de Lavoisier - Experimento

  86. Construção de modelos para uma aula de isomeria óptica

    Aula experimental na qual se constroem modelos de isomeria, para auxiliar o aluno na visualização espacial de enantiômeros.

  87. Construção de modelos para uma aula sobre geometria molecular

    Esta proposta de aula sobre geometria molecular consiste na construção de modelos com massa de modelar para que os alunos visualizem os ângulos das ligações químicas.

  88. Construção de um densímetro

  89. Construção de um gerador de Acetileno

  90. Construção de um Gráfico de Mudança de Estado Físico da Água

  91. Construção de um psicrômetro em sala de aula

    A construção de um psicrômetro em sala de aula pode ser feita para determinar a umidade relativa do ar e relacionar com o conteúdo de estudo dos gases.

  92. Corrosão

  93. Corrosão do ferro

    Coloque seis pregos em seis tubos de ensaio, contendo diferentes líquidos e soluções cada um, e observe como ocorre a corrosão do ferro com o tempo.

  94. Crescimento de Cristais

    Para obter cristais grandes, mergulhe um cristal de sulfato de cobre em uma solução saturada aquecida desse sal e espere alguns dias.

  95. Cromatografia em sala de aula

  96. Dê asas à imaginação

  97. De cabelo em pé

  98. De olho na telinha

  99. De olho no menisco

  100. De onde vem o giz professora?

  101. Decomposição da água oxigenada

  102. Decomposição da celulose

  103. Decomposição da Luz

  104. Decomposição dos Alimentos

  105. Densidade à prova de líquidos

  106. Densidade de refrigerantes

  107. Densidade do ovo em água

  108. Densidade e Correntes de Convecção

  109. Desfazendo conceitos equivocados e negativos sobre a Química

  110. Deslocamento do equilíbrio químico e mudança de cor

    O sulfato de cobre (II) hidratado é azul, mas, quando aquecido, o seu equilíbrio químico é deslocado no sentido da formação do sal anidro, que é branco.

  111. Destilação simples - Experimento

  112. Determinação da acidez de um suco de limão ou de laranja

    Por meio do uso de indicadores ácido-base naturais feitos de frutas (como amoras, jabuticabas e uvas) é possível realizar a determinação da acidez de sucos de laranja e de limão.

  113. Determinação da concentração de sal em água

    A determinação da concentração de sal em água pode ser feita por meio do método do resíduo seco, ou seja, por meio da evaporação da água.

  114. Determinação da massa molar do gás butano

    Determinação da massa molar do gás butano, fazendo uso da Lei dos Gases Perfeitos.

  115. Determinação de oxigênio presente no ar

    Para se determinar a porcentagem em volume de oxigênio no ar, basta colocar uma palha de aço do fundo de uma garrafa cortada e colocá-la num recipiente com água.

  116. Determinação do teor de álcool na gasolina

  117. Determinação do volume de um sólido

  118. Difusão entre solvente puro e solução

  119. Dilatação térmica

  120. Diluição de solução de sulfato de cobre

    A diluição de solução de sulfato de cobre II pode ser observada pela diminuição da intensidade de sua coloração azul.

  121. Diminuindo a tensão superficial da água

  122. Dinâmica da caixa como auxilio no entendimento da evolução atômica

  123. Dissolução de partículas

  124. Duro como Rocha

  125. Ebulição abaixo de 100°C

  126. Ebulioscopia na cozinha

  127. Efeito do íon comum no equilíbrio

    Esse experimento de efeito do íon comum consiste em misturar água, solução amoniacal, fenolftaleína e, por último, bicarbonato de amônio.

  128. Eletrólise do Iodeto de Potássio

    Esse experimento de eletrólise em meio aquoso do iodeto de potássio consiste em misturá-lo com uma solução de amido e fenolftaleína.

  129. Eletroquímica prática: montando uma pilha de batata

    Proposta experimental simples para a demonstração da montagem e funcionamento de uma pilha.

  130. Elevador químico

  131. Ensinando propriedades coligativas por meio da produção de sorvete

    Ensinar propriedades coligativas por meio da produção de sorvete pode ser um excelente recurso didático para facilitar o aprendizado sobre o tema.

  132. Ensino de reações de neutralização de forma prática

    Este texto apresenta uma proposta estratégica para que o educador químico possa realizar o ensino de reações de neutralização de forma prática.

  133. Equilíbrio químico

  134. Errou! Use a borracha

  135. Escala de pH

    A escala de pH é uma faixa numérica utilizada para medir o potencial hidrogeniônico (pH) de uma solução, ajudando a determinar se o meio é ácido, básico ou neutro.

  136. Estequiometria – Uma aula prática

  137. Estouro da pipoca e pressão de vapor

  138. Estratégia de ensino para a compreensão dos modelos atômicos

    Esta estratégia de ensino de modelos atômicos utiliza massa de modelar e a criatividade em sala de aula para ampliar a compreensão dos alunos sobre o átomo.

  139. Estratégia de ensino para aula sobre evaporação

    Atividade que pode ser demonstrada pelo professor ou praticada pelos alunos, para melhorar o entendimento da diferença entre evaporação e ebulição.

  140. Estratégia de ensino sobre separações de misturas

    Preparamos para você uma estratégia de ensino sobre separações de misturas que aborda métodos como floculação, decantação, flotação e filtração.

  141. Estratégias práticas para o ensino de polímeros

    As estratégias práticas para o ensino de polímeros que apresentamos aqui possibilitam um aprendizado mais facilitado sobre essa classe de materiais.

  142. Estrutura química do cabelo

    O cabelo, desde a raiz até as pontas, é formado por estruturas orgânicas.

  143. Estudo do leite de soja

  144. Eteno e o amadurecimento de frutas

  145. Evaporando primeiro

  146. Evidências da ocorrência de reações químicas

    Testes que podem ser realizados como atividade experimental supervisionada por professor que ajudam a identificar a ocorrência de reações químicas.

  147. Exemplo de reação de decomposição

    Ao colocar um pedaço de batata em contato com a água oxigenada, ocorre uma reação de decomposição que produz água e gás oxigênio como produtos.

  148. Experimento com bicarbonato de cálcio

  149. Experimento como Demonstração da Chuva Ácida

    Acenda um fósforo dentro de um frasco contendo água, amônia e fenolftaleína, tampe e agite o frasco. O dióxido de carbono irá dissolver na água como ocorre na chuva ácida.

  150. Experimento da areia que não se molha em sala de aula

    A partir da produção do experimento da areia que não se molha em sala de aula, você poderá explanar sobre o conteúdo de substâncias hidrófugas e interações com a água.

  151. Experimento da Garrafa Azul

    Uma garrafa é preenchida com um líquido que, quando é agitado, fica na cor azul, mas quando é deixado em repouso, fica incolor.

  152. Experimento de Compressibilidade dos Gases

    A compressibilidade dos gases pode ser comparada à dos líquidos, enchendo-se duas seringas, com ar e com água, lacrando suas pontas e empurrando o êmbolo de cada uma.

  153. Experimento de Crioscopia

    Ao colocar em um banho de gelo dois tubos de ensaio, um com água e outro com sal e água, a água congela primeiro, em virtude da propriedade da crioscopia.

  154. Experimento de Cromatografia em Papel

  155. Experimento de densidade com bolinha de naftalina

    Esse experimento de densidade consiste em colocar uma bolinha de naftalina em um frasco com uma solução de açúcar e água, sendo que ela para exatamente entre as duas partes.

  156. Experimento de tonoscopia em sala de aula

    Este experimento de tonoscopia pode ser realizado em sala de aula para retratar que de fato a pressão de vapor de um solvente diminui com o acréscimo de um soluto não volátil.

  157. Experimento do leite psicodélico

    Coloque leite no prato, pingue os corantes e depois algumas gotas de detergente; o resultado será que as cores vão se mover, gerando um leite psicodélico.

  158. Experimento do ovo imerso no vinagre

  159. Experimento sobre balanceamento e tipos de reações químicas

  160. Experimento sobre óxidos

    Os óxidos podem ser básicos ou ácidos. Neste experimento, essa diferença poderá ser vista bem claramente.

  161. Experimento sobre Tensão Superficial da Água

    A tensão superficial da água pode ser vista ao colocar purpurina sobre ela, que flutua na água, e depois acrescentar gotas de detergente para ver o que ocorre.

  162. Experimento: “Sangue do diabo”

  163. Explorando a titulação em sala de aula

    Esta estratégia de ensino propõe uma forma simples e fácil de explorar a titulação em sala de aula por meio de uma vivência prática.

  164. Extintor de Incêndio Caseiro

    Pode-se construir um extintor de incêndio caseiro com uma garrafa PET através da reação entre bicarbonato de sódio e vinagre.

  165. Extintor de incêndio como tema escolar

  166. Extração de cafeína

  167. Fabricação de perfume em sala de aula

    A fabricação de perfume pode ser feita em sala de aula usando somente álcool, essência, base para perfume veículo e, se desejar, um pouquinho de corante.

  168. Faça seu próprio indicador ácido-base

  169. Fazendo areia movediça

    A mistura de amido de milho e água é um fluido não newtoniano, assim como a areia movediça, o que significa que sua viscosidade não é bem definida e nem constante.

  170. Fazendo cristais

  171. Fazendo cristais de açúcar

    Os cristais de açúcar formam-se sobre o palito em virtude da solução produzida ser supersaturada.

  172. Fazendo espuma

  173. Fazendo polímeros

  174. Fazendo sabão

  175. Fazendo sabonete

  176. Fazendo Sachês Perfumados

    Essa atividade experimental tem como objetivo produzir sabonetes artesanais e sachês perfumados, relacionando com o conteúdo de alcanos aprendido em sala de aula.

  177. Fazendo sorvete: uma aula gelada

  178. Fazendo um Espelho de Prata

    Um espelho de prata pode ser formado por meio da reação da glicose com nitrato de prata amoniacal (reativo de Tollens).

  179. Fazendo uma geleca de cola e bórax

    O ânion, formado quando o bórax está em solução aquosa, liga-se às moléculas do PVA (cola branca), formando ligações cruzadas que dão o aspecto elástico da geleca.

  180. Fazendo uma lâmpada de lava

    Este experimento da lâmpada de lava, além de chamar bastante a atenção dos alunos, auxiliará a fixação do conteúdo de variação da densidade com a temperatura.

  181. Fenômenos físicos e químicos

  182. Fermentação e acidez do vinagre

  183. Fluorescência ou Fosforescência?

  184. Flutua ou afunda

  185. Fogo a partir da água

  186. Força ácida

  187. Forças intermoleculares e solubilidade

  188. Formação da ferrugem

  189. Formato das gotas de chuva

  190. Formiga ácida

  191. Fusão e ebulição da água

  192. Gelo e sal

  193. Gelo instantâneo

    Um tipo de gelo instantâneo pode ser feito por meio de uma solução supersaturada de acetato de sódio.

  194. Gelo que afunda

  195. Gelo seco e sublimação

  196. Giz no álcool

    A experiência de colocar o giz no álcool marcado com caneta hidrográfica é um exemplo de cromatografia que pode ser feita facilmente em sala de aula.

  197. Grafite sob um olhar microscópico

  198. Gravimetria

  199. Hibridização em sala de aula

    Esta estratégia de ensino tem como objetivo aplicar o tema hibridização em sala de aula, a partir da construção de orbitais e elétrons pelos alunos.

  200. Hidrata e desidrata

  201. Identificação de plásticos por meio da densidade

    Experimento simples e de baixo custo em que é feita a identificação de plásticos através da diferença de densidade entre eles.

  202. Identificação de proteínas

  203. Ilumina e esquenta

  204. Indicador ácido-base natural

  205. Indicador derivado da beterraba

  206. Indicadores naturais

  207. Instrumentos de laboratório

  208. Interdisciplinaridade:Obstáculos Epistemológicos e Motivações para sua Prática

  209. Investigando o lixo

  210. Jardim de Silicatos

    O jardim de silicatos é um experimento que exemplifica como ocorre a osmose de um jeito muito interessante e com um aspecto visual belíssimo.

  211. Jogando com a Tabela Periódica

  212. Jogo da memória periódica

  213. Laboratório Alternativo

  214. Lata amassada sem usar as mãos

    A mudança brusca de temperatura faz com que a pressão externa seja maior do que a pressão dentro da latinha de alumínio. O resultado é uma lata amassada.

  215. Lavagem de dinheiro: como limpar moedas

  216. Leite derramado

  217. Líquidos imiscíveis

  218. Luzes de Neon em sala de aula

  219. Maresia e Oxirredução

  220. Margarina X Manteiga: qual é mais saudável?

  221. Matéria de comer

  222. Medindo a energia dos alimentos

    No estudo de Termoquímica sobre calorias, os alunos podem interagir em uma aula experimental medindo a energia dos alimentos como o pão e o amendoim.

  223. Medindo a força dos ácidos

    A força dos ácidos pode ser medida testando a sua condutividade elétrica, verificando, assim, a extensão da ionização dos ácidos de acordo com o grau de ionização (α).

  224. Memorando da Tabela Periódica

  225. Mensagem secreta

    Uma mensagem secreta pode ser escrita com suco de limão. Para ler o que está escrito, basta passar o papel com um ferro de passar roupas.

  226. Metal, Semimetal ou Ametal? Aprenda brincando

  227. Métodos práticos para ensinar a identificação de ácidos e bases

    Esta proposta apresenta uma sequência de métodos para ensinar, de forma prática, a identificação de ácidos e bases em sala de aula.

  228. Minerais em classe

  229. Mistura de sal e areia: como separar?

  230. Mistura homogênea e heterogênea

  231. Moedas do Plano Real: química da composição

  232. Mudanças de estado físico da matéria

  233. Não esqueça da Eletronegatividade

  234. Navios flutuam, como?

  235. Neblina na lata

  236. Nitrocelulose – Algodão-pólvora

    A nitrocelulose é obtida por meio de uma reação de trinitração da celulose do algodão e ela pode ser queimada instantaneamente, sendo chamada de algodão-pólvora.

  237. Nuvens eletrônicas

  238. O assunto é: Eletrólise

  239. O cinema e a atração entre moléculas - Atividade Experimental

  240. O papel das atividades experimentais no ensino de Química

  241. O trabalho do químico no processo de separação de misturas

    Esta atividade experimental com abordagem investigativa visa ajudar os alunos a aplicarem os conteúdos estudados em propriedades físicas e separação de misturas.

  242. Obtenção da Galatita

  243. Obtenção de água destilada

  244. Obtenção de substâncias simples – Hidrogênio

  245. Obtenção de um equilíbrio químico

    A reação entre o cobre e o ácido nítrico produz NO2, um gás castanho que sofre dimerização e forma o N2O4, um gás incolor, formando um equilíbrio químico entre eles.

  246. Obtenção do metano

    Para obter o gás metano, coloque uma mistura de óxido de cálcio, acetato de sódio e hidróxido de sódio para aquecer em um tubo de ensaio.

  247. Óleos em alimentos e saúde

  248. Olhar atento à temperatura

  249. Osmoscopia

  250. Osmose em fraldas descartáveis

  251. Osmose na cenoura - Atividade Experimental

  252. Osmose no chuchu

    A osmose é uma propriedade coligativa estudada em química que ocorre em várias células animais e vegetais, como será exemplificado no caso do chuchu.

  253. Osmose no ovo - Atividade experimental

  254. Ouro dos Tolos

  255. Ovos borbulhantes

  256. Ovos flutuantes

  257. Ovos resistentes

  258. Ovos saltitantes

  259. Oxidação de álcool primário

    Esse experimento consiste em uma reação orgânica de oxidação de álcool primário, onde o etanol do vinho será transformado no ácido acético do vinagre.

  260. Oxidação de moedas

  261. Oxidação do Etanol

  262. Óxidos em refrigerantes

  263. Palavras cruzadas no ensino de Química

    O uso de palavras cruzadas de Química pode ser um grande aliado dos professores para tornar o ensino em sala de aula mais interessante e produtivo.

  264. Palhas de aço e ferrugem

  265. Papel indicador

  266. Parafina

  267. Passeio à Óptica

  268. Pasta de Dente de Elefante

    A experiência de química denominada de “Pasta de dente de elefante” produz uma grande quantidade de espuma vinda da decomposição da água oxigenada com um catalisador.

  269. Peixes respiram

  270. Pilhas caseiras

    As pilhas caseiras precisam de um meio com íons, como o limão, laranja, tomate, batata ou refrigerante, onde possa haver transferência de elétrons entre os eletrodos.

  271. Plástico desmascarado

  272. Plástico oxibiodegradável em estudo

  273. Plásticos sob suspeita

  274. Polaridade de combustíveis

  275. Polaridade de detergentes

  276. Polímero superabsorvente

  277. Polímeros na fralda descartável

  278. Ponto de Ebulição

  279. Ponto de fusão do gelo

  280. Preparando o etanol

    Esse experimento consiste na obtenção de uma mistura de substâncias, sendo o etanol o principal componente, obtido por se submeter o caldo de cana à fermentação biológica.

  281. Preparo de álcool desinfetante

  282. Pressão atmosférica -experimento do canudinho

  283. Pressão atmosférica no copo

  284. Pressão exercida pelo sapato

  285. Pressão na seringa

  286. Princípio de funcionamento da fralda descartável

  287. Princípio de Le Chatelier

  288. Produção de acetileno

    A produção de acetileno pode ser realizada por meio de uma reação simples entre água e carbureto ou carbeto de cálcio.

  289. Produção de álcool em sala de aula

    A produção de álcool em sala de aula pode ser feita por meio da adição de farinha de trigo ou açúcar a uma solução aquosa de fermento biológico.

  290. Produção de auroras boreais - Experimento

  291. Produção de biodiesel na sala de aula

    A produção de biodiesel pode ser feita com materiais de fácil obtenção e pode favorecer o ensino de reação de esterificação em sala de aula.

  292. Produção de Condicionador com Extrato Glicólico de Proteínas do Leite

    Esse experimento consiste na preparação de um condicionador caseiro com extrato glicólico de proteínas do leite. O professor pode usá-lo para explicar o conteúdo de proteínas.

  293. Produção de fuligem

  294. Produção de gás carbônico de forma experimental

    Com a sugestão que propomos aqui sobre a produção de gás carbônico de forma experimental, alguns temas de Química Inorgânica podem ser trabalhados.

  295. Produção de plástico biodegradável de amido de batata

    A produção de plástico biodegradável em sala de aula pode ser feita por meio do amido de batata, vinagre e glicerina líquida.

  296. Produção de resina plástica em sala de aula

    Esta estratégia de ensino aplica os conceitos de polímeros de forma prática, por meio da produção de resina plástica em sala de aula.

  297. Produção de vinho

    O vinho pode ser produzido colocando-se suco de uva natural em um garrafão com fermento biológico e tampando-se com uma rolha e uma mangueira com água.

  298. Produzindo Estalactites e Estalagmites em Laboratório

    Podem-se produzir estruturas semelhantes às estalactites e às estalagmites usando o bicarbonato de sódio ou o sulfato de magnésio.

  299. Professor reflexivo

  300. Profissão Químico

  301. Proposta de aula experimental sobre ponto de fusão

    Esta proposta de aula experimental sobre ponto de fusão consiste em mergulhar uma colher feita do elemento gálio em água morna e ver o seu derretimento.

  302. Proposta de aula prática - O líquido do inferno

    Esta proposta de aula prática sobre o líquido do inferno aborda de forma prática alguns fatores que determinam a ocorrência de reações químicas.

  303. Proposta de aula prática sobre complexos de cobre

    Esta proposta de aula prática sobre complexos de cobre aborda as condições para a construção de macromoléculas a partir da interação do átomo de cobre com outros grupos.

  304. Proposta de aula sobre a natureza elétrica da matéria

    Esta é uma proposta de aula sobre a natureza elétrica da matéria em que são realizados experimentos que mostram a atração de objetos leves por objetos eletrizados por atrito.

  305. Proposta pedagógica para trabalhar mol em sala de aula

    Nossa proposta pedagógica para trabalhar mol em sala de aula envolve interpretação textual e raciocínio matemático aliados à Química.

  306. Proposta prática para a compreensão da solubilidade

    Esta proposta prática para a compreensão da solubilidade propicia um estudo sobre a dissolução do chocolate em pó em leite a temperaturas diferentes.

  307. Proposta prática para o ensino de Crioscopia

    Esta proposta para o ensino de Crioscopia lança mão da produção artesanal de sorvete para favorecer o aprendizado dessa importante propriedade coligativa.

  308. Propriedades da caseína

  309. Propriedades Gerais e Específicas

    Para diferenciar as propriedades dos materiais, o professor pode mostrar objetos distintos e pedir que os alunos indiquem as propriedades relacionadas com cada um.

  310. Protetor solar em sala de aula

  311. Qual combustível polui mais?

  312. Qual é o estado físico do fogo?

  313. Qual embalagem de refrigerante é melhor?

  314. Quebra cabeça em Química Orgânica

  315. Química do brigadeiro

  316. Química do pão

    A química do pão pode ser abordada em sala de aula através da explicação sobre o ingrediente químico responsável pelo crescimento da massa do pão e as reações envolvidas.

  317. Reação com metais

  318. Reação com naftalina

  319. Reação da casca de ovo com ácido

  320. Reação de carbonatos com ácidos e bases

  321. Reação de ferro metálico com ácido de refrigerante

    Essa experiência consiste em colocar palha de ácido num refrigerante de limão, sendo que ocorrerá uma reação entre o ferro da palha e o ácido do refrigerante (ácido cítrico).

  322. Reação de oxidação da glicerina pelo permanganato de potássio

    Ao pingar glicerina líquida no permanganato de potássio, ocorre uma reação de oxidação da glicerina que é muito exotérmica, com a formação de fogo.

  323. Reações entre íons em soluções

    As reações entre íons podem originar sais insolúveis que são denominados de precipitados. Por meio da tabela de possibilidade é possível prever se isso ocorrerá.

  324. Reatividade de compostos saturados e insaturados

    Essa atividade experimental pode ajudar os alunos a entender e conseguir detectar a diferença de reatividade entre compostos saturados e insaturados.

  325. Reatividade dos metais

  326. Receita de Álcool em Gel

  327. Reciclagem de vidro

  328. Relação entre os elementos químicos e as estrelas

  329. Relacionando o filme Homem de Ferro II com a Química

    Esta estratégia de ensino propõe relacionar o filme Homem de Ferro II com a Química a partir de algumas sugestões de assuntos que podem ser abordados em sala de aula.

  330. Relógio de iodo

    O relógio de iodo ocorre quando uma solução de iodeto de potássio é misturada a uma solução acidificada de bissulfito de sódio com amido.

  331. Relógio químico

  332. Rótulos de alimentos: como aprender com eles?

  333. Rótulos de alimentos: podemos confiar neles?

  334. Sal e comportamento da água

  335. Salada de frutas e antioxidantes

  336. Sentindo a diferença de temperatura

  337. Separação de Misturas e Simulação de Tratamento de Água

    Experimento simples que simula o tratamento de água que ocorre em estações e ajuda a lembrar técnicas de separação de misturas.

  338. Separação de plásticos por densidade

  339. Separação de plásticos por queima

  340. Separação do sal da areia

  341. Serpente de faraó

    O experimento da serpente de faraó pode ser feito por meio da queima de uma mistura de bicarbonato de sódio e açúcar.

  342. Simulador de Bafômetro - Atividade Experimental

  343. Simulando um mar morto

  344. Sobe e desce das uvas-passas: uma questão de densidade

  345. Solubilidade de bases em sala de aula

    Mostramos para você uma forma lúdica e prática de trabalhar solubilidade de bases em sala de aula.

  346. Solubilidade dos materiais

    A solubilidade é uma propriedade muito importante das substâncias, sendo que ela é uma característica que depende do solvente.

  347. Solubilidade relacionada ao solvente

  348. Solução simples para aquecimento em casas de madeira

    Uma solução simples e inteligente para conseguir o aquecimento em casas de madeira é usar mantas feitas com a reciclagem de caixas de leite.

  349. Sugestão de aula sobre densidade

    A presente sugestão de atividade prática tem como objetivo fornecer um esquema para uma boa aula sobre densidades e, assim, facilitar a compreensão do tema pelos alunos.

  350. Técnica de Tie-dye num contexto químico

  351. Teor de álcool na gasolina

  352. Termômetro científico

  353. Teste da maturação do tomate

  354. Teste da velocidade das reações

  355. Teste de Baeyer

    O teste de Baeyer consiste no descoramento da solução de permanganato de potássio, que é violeta, e aparecimento de um precipitado marrom, indicando a presença de um alceno.

  356. Teste de biureto em sala de aula

    A aplicação do teste de biureto em sala de aula é eficaz no reconhecimento de proteínas, no entendimento de fenômenos químicos e no preparo de soluções.

  357. Teste de chama

    O teste de chama é um experimento prático e fácil para identificar cátions metálicos na amostra.

  358. Teste o volume de sólidos e líquidos

  359. Tinta à base de ovo

  360. Tintura de iodo em ação

  361. Titulação na prática

    Aula experimental de simulação de uma titulação, em que a solução de soda cáustica é o titulante e o vinagre é o analito, isto é, a que queremos descobrir a concentração.

  362. Todo gelo é transparente?

  363. Trabalhando diferentes indicadores ácido-base em sala de aula

    Esta estratégia de ensino aborda o uso de diferentes indicadores ácido-base em sala de aula e visa promover o aprendizado desse conteúdo por meio de uma atividade prática.

  364. Trabalhando reações orgânicas em sala de aula

    Esta proposta de trabalho sobre reações orgânicas em sala de aula utiliza experimentos com materiais de baixo custo para promover o aprendizado desse tema da Química Orgânica.

  365. Trabalho em sala de aula sobre o uso do amianto

    Uma possibilidade de atividade em sala de aula sobre o uso do amianto é dividir a sala em três grupos, sendo que um fica a favor, o outro contra e o terceiro julga.

  366. Transferência de calor

  367. Transformação gasosa isocórica

  368. Transformando óleo de cozinha usado em sabão

  369. Transformando vinho em vinagre

  370. Uma pilha parecida com a pilha de Daniell

    Esse experimento consiste em produzir uma pilha semelhante à pilha de Daniell, em que um eletrodo é o cobre mergulhado em CuSO4 e o outro é o magnésio mergulhado em MgSO4.

  371. Umidade em alimentos

  372. Uso da música “Drama de Angélica” em aula de Química

    O uso da música “Drama de Angélica” em uma aula de Química pode ser muito enriquecedor, pois aborda conceitos de várias matérias e que estão ligados ao cotidiano dos alunos.

  373. Uso da parafina

  374. Uso de eletrofloculação para descontaminar a água

    O método de eletrofloculação é uma técnica simples, que pode ser realizada em sala de aula para mostrar a sua boa eficiência na remoção de poluentes de águas residuais.

  375. Uso do condensador

  376. Vaporização e filtração

  377. Verificação de presença de amido em alimentos

    Para verificar a presença de amido nos alimentos, basta adicionar um pouco de tintura de iodo ou de lugol no alimento e observar se a cor fica do azul ao preto.

  378. Visita ao museu

  379. Vulcão de dicromato de amônio

    Ao encostar um fósforo aceso no dicromato de amônio, ocorre a sua decomposição em nitrogênio, óxido de crômio III e vapor de água, lembrando a erupção de um vulcão.

A atividade experimental é um recurso didático do ensino de Química
A atividade experimental é um recurso didático do ensino de Química

O ensino tradicional de Química não tem sido muito eficaz no preparo do aluno para ingressar em cursos superiores e no mercado de trabalho. Falta capacitar o aluno para avaliar alternativas, agir criticamente ou trabalhar em grupos.

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O uso de atividades experimentais consiste numa prática docente que mostra a relação entre teoria e resultados experimentais, o que a torna muito produtiva, já que fornece aos alunos modelos de observação, raciocínio e interpretação. Através dessa estratégia de ensino é possível ao aluno formar seu próprio critério científico, onde este fará uso de seus conhecimentos teóricos e intuição para chegar a uma compreensão das experiências, ou seja, reforçar a aprendizagem.

Como se vê, é uma excelente alternativa para o ensino de Química, mas infelizmente a falta de laboratórios consiste num empecilho. Por outro lado, é comum confundir atividades práticas com a necessidade de um ambiente todo equipado com materiais caros. Mas sabe-se que não é bem assim que funciona, o laboratório é um aliado para o ensino de Ciências, e por ser tão importante podemos fazer uso de um laboratório alternativo para a execução de tal atividade.

Nessa seção o educador terá acesso às sugestões de atividades experimentais com o uso de materiais alternativos, e o educando receberá dicas de como ser um aprendiz de destaque em sala de aula.

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Líria Alves
Graduada em Química