A Escola Mudou

Imprimir
A+
A-
Compartilhar
Facebook
X
WhatsApp
Play
Ouça o texto abaixo!
1x
Escola tradicional – saber individualizado e escola moderna – circulação do conhecimento
Escola tradicional – saber individualizado e escola moderna – circulação do conhecimento

Com os novos paradigmas da educação surgidos nos últimos anos, as mudanças ocorridas no processo de ensino e aprendizagem trouxeram mais qualidade à educação, mas necessitando de maior empenho dos profissionais bem como da manutenção do seu processo de formação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Sabemos que hoje, uma graduação não é o bastante para o exercício de uma profissão, mas que existe a necessidade constante do profissional, seja de que classe for, se manter atualizado sobre as novidades e mudanças ocorridas no mercado de trabalho.

Não muito distante, tínhamos uma escola coercitiva, que feria os princípios éticos e morais, que agredia fisicamente e moralmente os alunos através de castigos, puxões de orelhas, orelhas de burro, xingamentos, dentre várias outras ações agressoras.

As práticas pedagógicas eram voltadas para o ato de decorar os conteúdos, além de utilizar recursos cansativos, como as cópias e os cadernos de caligrafia.

Com novas pesquisas na área da psicologia da educação, o aspecto lúdico foi apontado como um dos mais importantes para a aprendizagem, ligando-a ao prazer do aluno em aprender.

Temos também uma gama maior de cursos de especialização, de congressos e outros onde são discutidas as práticas educativas das últimas décadas, levando maior capacitação aos professores.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As escolas, como entidades de formação, também adotaram as reuniões de formação contínua, proporcionando encontros que enriquecem o saber do profissional, melhorando as relações afetivas e de trabalho dentro da instituição, entre professor, aluno e toda comunidade escolar.

A preocupação em integrar família e escola também aumentou, pois se acredita que o envolvimento dos responsáveis no processo educativo auxilia a amenizar as dificuldades encontradas, além de dar maior segurança para a instituição e alunos.

Dentre as maiores intenções educativas da atualidade temos a formação humana voltada para os aspectos sociais, de cidadania, da moral, além da apreciação da vida, dos elementos da natureza e da formação do intelecto.

Com esses elementos agindo de forma integrada, atingiremos a constituição e a formação do ser integral, tendo sua inteligência voltada para o bem comum. E a escola cumpre com o seu papel de formadora, de promotora da integridade social.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola