Motricidade e Alfabetização

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Letras, alinhavo e escrita são elementos da alfabetização
Letras, alinhavo e escrita são elementos da alfabetização

Mesmo após as linhas mais modernizadoras de trabalho, como o construtivismo e o sócio-interacionismo, vemos atividades escolares que não condizem com as respectivas práticas, principalmente nas classes de alfabetização.

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Muitas vezes isso ocorre em razão da insegurança do professor em aceitar que as propostas sugeridas pelos novos modelos de trabalho são suficientemente eficazes.

Na verdade, o professor deve se alimentar dessas teorias, conhecendo-as a fundo, estudando muito, participando de palestras e discussões sobre os diversos assuntos, pois dessa forma conseguirá entender o processo de alfabetização, percebendo que este acontece desde as séries iniciais.

Segundo Emília Ferrero (psicóloga e pesquisadora argentina), o processo de alfabetização, o período de aquisição da escrita, passa por quatro diferentes fases, sendo elas: pré-silábica, silábica, silábica-alfabética e alfabética.

Ao passar por cada uma dessas fases, a criança vai construindo a sua escrita de forma a perceber que a palavra é composta por várias letras, diferentes símbolos, e que se fragmentadas em pedaços não tem significado. Na verdade, trabalha-se com a palavra como um todo e não mais com partes (sílabas) que se agrupam para formá-las.

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Exercícios de cobrir linhas pontilhadas só servem para desenvolver a coordenação motora fina, mas esta pode ser trabalhada de forma mais inovadora, que atinja maior interesse das crianças, como: massinha; colagens feitas com objetos pequenos, como macarrões de sopinha, grãos, miçangas, etc.; além de punção e alinhavos, e vários outros.

Exercícios maçantes, repetitivos, só servem para deixar as crianças cansadas e sem estímulo, pois se divertir com atividades lúdicas pode trazer efeitos melhores, sem demonstrar a intenção pedagógica das mesmas.

Segundo os estudos sobre a escrita, o processo de desenvolvimento da escrita depende mais do cognitivo, ao lado do desenvolvimento motor. É preciso que a criança compreenda a formação da palavra, identifique os diferentes sons relacionados aos diversos códigos, estabeleça em seu pensamento essas construções. Claro que a motricidade conta, mas não aquela das linhas pontilhadas, mas as desenvolvidas com técnicas mais dinâmicas.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola