Sugestões para pais e professores

Neste espaço, pais e professores podem encontrar sugestões para tornar mais eficiente a aproximação entre a instituição escolar e a família, visando ao pleno desenvolvimento das crianças.

  1. A avaliação entendida como um processo contínuo

  2. A competência linguística como um bem cultural

  3. A Formação da Identidade da Criança

  4. A greve escolar chegou: o que devo fazer?

  5. A homofobia no ambiente escolar: uma relevante discussão

    A homofobia no ambiente escolar se concebe como uma realidade pontual, tornando-se necessárias medidas urgentes para o combate de tal prática.

  6. A importância da boa postura profissional

  7. A importância da escolha por um ensino de melhor qualidade

  8. A importância da música no processo de ensino-aprendizagem

  9. A importância da parceria família e escola

  10. A importância de planejar o estudo

  11. A importância dos pais no incentivo à pesquisa escolar

  12. A interação Família X Escola é a grande responsável pelo bom desempenho dos alunos

  13. A interação família x escola – Uma parceria rumo ao aprendizado

  14. A orientação prévia – Uma iniciativa rentável

  15. A participação dos pais no início das aulas

  16. A pertinência da relação Professor X Aluno – Uma análise disciplinar

  17. A prática da rotulação no processo de ensino-aprendizagem

  18. A primeira reunião de pais: confiabilidade mútua

    A confiabilidade mútua representa fator preponderante na relação família-escola, sentimento esse alcançado a começar pela primeira reunião de pais, se bem realizada.

  19. A superação da didática tradicional

  20. Adiando a Decisão

  21. Agir segundo os princípios éticos... pais e educadores como mediadores na construção da moralidade?

  22. Agressões na Sala de Aula

  23. Amigos do Fazer

  24. Aplicativos para a sala de aula

    Além de expandir o espaço de aprendizagem para o ambiente virtual, os aplicativos educacionais abrem novas possibilidades de estudos na sala de aula.

  25. Articulação da escola com a família

  26. As atividades extraclasse - Um complemento da aprendizagem

  27. As conseqüências de ser professor

  28. As redes sociais como aliadas da aprendizagem

    O uso das redes sociais, usufruídas de forma consciente, concebe-se como verdadeiro aliado da aprendizagem.

  29. Atuação dos pais na educação

  30. Aula Expositiva: a eficácia ainda se mantém

    Mesmo que repudiada desde o século passado, segundo a concepção de alguns estudiosos, a aula expositiva se revela pela sua eficácia, que ainda se mantém.

  31. Avaliação Escolar

  32. Boa Postura na Sala de Aula

  33. Brincadeiras e Valores Humanos

  34. Brincando dos Dez aos Doze Anos

  35. Brincando dos Seis aos Nove Anos

  36. Classificação dos Brinquedos

  37. Como construir história em quadrinhos com os alunos

  38. Como estimular a leitura

  39. Como falar às crianças sobre sexualidade?

  40. Como orientar os alunos com dificuldades na leitura

  41. Como proceder com alunos desmotivados

  42. Como proceder com crianças que gaguejam

  43. Como utilizar a televisão na educação da criança

  44. Comunicação entre família e escola: transparência nas informações

    A clareza nas informações prestadas torna viável uma perfeita comunicação entre família e escola, fortalecendo ainda mais essa parceria.

  45. Contos Infantis

  46. Criança tem que se sujar

  47. Crianças e Combinados

  48. Crianças e Esportes

  49. Cultura

  50. Datas Comemorativas

  51. Definindo estratégias acerca dos métodos avaliativos

  52. Definindo propósitos frente ao planejamento pedagógico

  53. Desafios impostos à aprendizagem: Elogios x Recompensa

  54. Descobrindo as Palavras

  55. Desempenho escolar

  56. Desenvolvendo a Coordenação Motora

  57. Despertando a noção de valores por meio de uma temática reflexiva

  58. Dicas para um melhor aproveitamento das aulas

  59. Diferenciando o mau leitor do indivíduo disléxico

  60. Discorrendo acerca de uma problemática cotidiana – a evasão escolar

  61. Discutindo a relação entre jovens, pais e educadores perante a fase da adolescência

  62. Discutindo acerca da relação entre usuários x mundo virtual

  63. Educação compensatória

  64. Educação da Criança

  65. Educação Infantil - Existe tempo certo para tudo

  66. Educação infantil bilíngüe

  67. Educação Sanitária

  68. Ensinar significa preparar para a vida

    Preparar para a vida significa ensinar de forma contundente, com vistas a atender a todas as necessidades que os educandos por ventura apresentem.

  69. Facilitando o aprendizado de seu filho

  70. Falando Sobre Brinquedos

  71. Família e Escola

  72. Filho de peixe... peixinho é?

  73. Formação dos grupos na adolescência

  74. Formas de contribuir com o indivíduo disléxico

  75. Gripe Suína e Educação

  76. Hábito de ler: os benefícios de sua aquisição

  77. Hiperatividade na escola

  78. Indisciplina e notas baixas

  79. Indisciplina Escolar

  80. Influências da história em quadrinhos na educação

  81. Jogos, brinquedos e brincadeiras no aprendizado da criança

    Jogos, brinquedos e brincadeiras são muito importantes para a criança, que constrói, experimenta, aprende e demonstra toda a sua criatividade através deles.

  82. Lanche Saudável

  83. Lidando com a heterogeneidade no ambiente escolar

  84. Mediando o momento de transição entre a I e a II fase do Ensino Fundamental

  85. Mentiras – Como Identificá-las

  86. Métodos avaliativos – Uma reformulação pedagógica

  87. Mochila escolar

  88. Mordidas nas escolas

  89. Novidades do PNLD 2020

    Adaptação à BNCC homologada em 2017, Projetos Integradores e livros para Educação Física estão entre as novidades do PNLD 2020.

  90. O fazer pedagógico mediante o convívio com as altas habilidades

  91. O processo avaliativo sob um novo olhar

  92. O que se pode dizer sobre Limites

  93. O trabalho em grupo – uma benéfica proposta metodológica

  94. O uso da internet na Educação

  95. O uso da letra de forma X letra cursiva na alfabetização – uma dualidade questionável

  96. Os jovens estão mais violentos... O que a escola tem a ver com isso?

  97. Palavrões

  98. Papéis do professor

  99. Passos norteadores de uma boa pesquisa – Uma discussão metodológica

  100. Paz na Escola

  101. Pediculose na Escola

  102. Perigos das salas de bate-papo para estudantes

  103. Planejando estratégias que visem contornar futuros obstáculos

  104. PNLD - o que é e como funciona

    Editora Moderna se destaca na elaboração de livros para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático

  105. Preparação para um bom desempenho no Enem

  106. Procrastinação – o estudo sempre fica para depois

  107. Professor incentivador da leitura

  108. Recebendo o Boletim

  109. Relações Humanas e as Atividades Lúdicas e Esportivas

  110. Salas de Bate-Papo

  111. Saúde na escola

  112. Sem pressão

  113. Sociabilizar – Eis a proposta com base nos trabalhos em grupo

  114. Sono na Sala de Aula

  115. Sugestão de filme para o professor: “A História de Ron Clark”

    Para propor uma reavaliação da prática pedagógica, apresentamos esta sugestão de filme para o professor: “A História de Ron Clark”.

  116. Trabalhando a educação preventiva na escola

  117. Utilizando a tecnologia com moderação

  118. Utilizando histórias para trabalhar sentimentos

  119. Violência Doméstica

É importante que pais e professores sejam parceiros no processo educativo das crianças, a fim de melhorar o desempenho escolar delas.
É importante que pais e professores sejam parceiros no processo educativo das crianças, a fim de melhorar o desempenho escolar delas.

Este espaço intitulado "Sugestões para pais e professores" tem o objetivo de oferecer estratégias que reforcem a parceria entre a instituição escolar, no que tange aos gestores, professores e demais colaboradores e a instituição familiar, visto que esta possui grande importância para o desenvolvimento das crianças. Ambas as instituições têm um objetivo comum, que é formar cidadãos capazes de exercer sua cidadania, que saibam conviver em sociedade, conseguindo apresentar seu posicionamento em relação às adversidades que encontrarem.

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Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, previsto na Lei 13.257/2016, as instituições escolares têm como obrigação promover a articulação com as famílias e responsáveis, deixando-os cientes do processo pedagógico, além de garantir a participação dos responsáveis na definição das propostas educacionais. A legislação também estabelece às famílias o dever de promover e incentivar a educação a seus filhos, assistindo-os no que for necessário, uma vez que a educação cabe aos pais e responsáveis.

Partindo do princípio de que pais e professores compartilham a responsabilidade do processo educativo das crianças e que é preciso superar a questão da transferência de responsabilidades, que por vezes acaba por distanciar a escola do núcleo familiar, elaboramos textos que irão auxiliar a promover uma parceria saudável a fim de possibilitar o pleno desenvolvimento das crianças em fase escolar.

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Acesse os textos disponíveis em nosso site e confira sugestões para pais e professores:

A importância da parceria família e escola

A interação família e escola é a grande responsável pelo bom desempenho dos alunos

→ A interação família e escola, uma parceria rumo ao aprendizado

Articulação da escola com a família

Comunicação entre família e a escola: transparência nas informações

Discutindo a relação entre jovens, pais e educadores perante a fase da adolescência

Sugestão para pais

O seio familiar é o principal reforço escolar. Pais participativos criam crianças mais motivadas.
O seio familiar é o principal reforço escolar. Pais participativos criam crianças mais motivadas.

É fundamental que pais ou responsáveis estejam envolvidos na vida escolar das crianças. Uma família interessada e participativa é sinônimo de motivação. Um artigo apresentado pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) por meio da Academia Internacional de Educação, desenvolvido por Sam Redding diz que "alunos que possuem pais mais participativos têm melhores resultados do que os que têm famílias ausentes".

Redding também pontua que os hábitos adquiridos em casa, as atitudes reforçadas e as competências potencializadas elevam o aproveitamento dos alunos em relação ao que o professor ensina e, consequentemente, colabora também para o melhor aproveitamento do próprio professor.

Atitudes e hábitos, como conversar sobre as experiências do dia a dia; comentar a respeito das notícias; demonstrar interesse na vida pessoal e escolar dos filhos e participar dos eventos promovidos pela escola, são boas estratégias tanto para se aproximar das crianças, quanto para reforçar a parceria com a instituição escolar.

Veja a seguir sugestões que podem auxiliar os pais (ou responsáveis) a entender seu papel na vida escolar de seus filhos, bem como fortalecer a relação com a escola:

Participação dos pais na formação da identidade da criança

A greve escolar chegou: o que devo fazer?

A importância da escolha por um ensino de melhor qualidade

A importância dos pais no incentivo à pesquisa escolar

A participação dos pais no início das aulas

A primeira reunião de pais: confiabilidade mútua

Atuação dos pais na educação

Filho de peixe, peixinho é?

Sugestão para professores

Cabe aos professores desenvolverem estratégias que motivem seus alunos em sala de aula.
Cabe aos professores desenvolverem estratégias que motivem seus alunos em sala de aula.

O professor exerce um importante papel na vida e no desenvolvimento das crianças. Desde os anos iniciais, a criança cria um vínculo afetivo com os seus professores e esse vínculo perdura durante toda a sua fase escolar.

O processo de ensino-aprendizagem é de fato efetivo quando a relação aluno-professor é estabelecida de maneira saudável. Focar não só no resultado, mas em todo o processo educativo é fundamental. Assim como também acontece com a relação entre professores e pais ou responsáveis. É preciso que haja uma relação de confiança e aberta a diálogos.

Cabe à instituição escolar, gestores, colaboradores e, especialmente, aos professores estabelecerem caminhos que aproximem às famílias ao ensino dedicado aos seus filhos. É preciso que os professores encorajam os pais/responsáveis a vivenciarem a escola, a participarem de eventos e reuniões, além de mantê-los informados de forma que o feedback não seja oferecido apenas ao final do processo e oferecer a eles possíveis planos de ação diante do processo educativo de seus filhos. Isso pode ser feito mediante o uso de tecnologias.

Aqui, professores também podem encontrar sugestões para melhorarem o processo de ensino-aprendizagem bem como a relação escola-família. Acesse os textos a seguir e confira:

A avaliação entendida como um processo contínuo

A importância da boa postura profissional

A pertinência da relação professor e aluno

Pais e educadores como mediadores na construção da moralidade

Como proceder com alunos desmotivados

Ensinar significa preparar para a vida

Papéis do professor
 

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia