Trabalho Docente

O trabalho docente diz respeito às estratégias e ações que os professores adotam a fim de cumprir as expectativas de aprendizagem das instituições formais de ensino.

  1. A aprendizagem por descoberta

  2. A Arte de Registrar ideias

  3. A Configuração Geométrica do Tangram

  4. A construção e articulação dos saberes

  5. A Crise Ecológica

  6. A Educação de Jovens e Adultos

  7. A educação e a relação com a paz

  8. A escola como síntese da justiça social

  9. A Escola da Geração Digital

  10. A Ética do Consenso

  11. A Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos

  12. A importância da utilização do texto

  13. A influência da informática

  14. A profissão de ser professor

  15. A qualidade da educação brasileira

  16. A Qualidade na organização aprendente

  17. A situação do professor brasileiro

  18. A taxonomia e os objetivos educacionais

  19. A televisão e sua influência

  20. Abordagem da teoria à prática

  21. Albert Einstein, pop star da física

  22. Alfabetização ou Letramento?

  23. Analfabetismo em Matemática

  24. Andragogia e a arte de ensinar aos adultos

  25. Aprender a ser cidadão

  26. Aprender para resolver e resolver para aprender.

  27. Aprendizagem significativa

  28. As dimensões da ação avaliativa

  29. As diversas linguagens da criança

  30. As interações humanas e o Networking

  31. As TICs na prática pedagógica

  32. Atividades Integradoras – PROJOVEM

  33. Ato de Ler

  34. Avaliação como juízo de valor

  35. Avaliação Escolar

  36. Blog, Linkando idéias do real para o virtual

  37. Brainstorming como Exercício de Criatividade

  38. Bullying Escolar

  39. Cidadania terrestre na comunidade planetária

  40. Código de barras

  41. Como criar provas utilizando o Google Forms

    Criar provas utilizando o Google Forms é uma maneira rápida, prática e gratuita de avaliar seus alunos durante o período de distanciamento social.

  42. Como garantir a disciplina nas aulas virtuais?

    Para garantir disciplina nas aulas virtuais, é importante estabelecer regras com os alunos e ter pleno domínio dos recursos utilizados para ministrar as aulas.

  43. Comunidades virtuais: Um caminho para a inclusão social

  44. Concepção da Avaliação

  45. Conhecimento teórico e prático como cenário dos estágios

  46. Consciência Histórica: uma nova preocupação da Didática da História

    Os professores de História podem interferir na consciência histórica presente entre seus alunos promovendo novas possibilidades de orientação para a vida a partir daquilo que já foi vivenciado.

  47. Construção de projetos em relação democrática

  48. Conteúdos Escolares

    Os conteúdos escolares podem assumir diferentes orientações.

  49. Contextualização

  50. Contrato Pedagógico

  51. Cultura da imagem, linguagem e técnica da mídia

  52. Cultura, o alimento da Educação

  53. Currículo oculto

  54. Currículo, movimento, percurso, caminho da vida

  55. Dicas para melhorar a participação dos alunos em aulas on-line

    Para melhorar a participação dos alunos durante as aulas on-line, é importante ter uma aula bem preparada, criativa e sempre estimular e encorajar os alunos.

  56. Dicas para melhorar suas aulas por videoconferência

    Aulas por videoconferência são uma boa forma de garantir o aprendizado à distância, entretanto, exigem uma boa preparação por parte do professor.

  57. Didática da História

    Nas últimas três décadas, observamos uma renovação da Didática da História. Neste novo olhar, surgiram historiadores preocupados com a transmissão do conhecimento histórico.

  58. Dislexia

  59. Educação como desenvolvimento global

  60. Educação Corporativa

  61. Educação e capitalismo: e a fala continua

  62. Educação Inclusiva

    Existem muitos problemas que impedem que a educação inclusiva atinja o objetivo desejado, um deles é o despreparo dos professores.

  63. Educação Indígena

    A educação Indígena tem uma preocupação em valorizar a cultura tradicional em diálogo com as necessidades atuais.

  64. Educação: Arte, Política e Conhecimento?

  65. Ensino de Geometria

  66. Ensino de Química para formar cidadãos

    Um objetivo da educação e do ensino de Química, em especial, é formar cidadãos, isto é, desenvolver no aluno a capacidade de participar criticamente nas questões da sociedade.

  67. Escrever ou desenhar com luz

  68. Estudos Sociais

  69. Etnomatemática , abordagem histórico-cultural da matemática

  70. Eu, professora

  71. Filosofia para Crianças

  72. Formação Continuada de Professores

  73. Formação de professores de educação física na modalidade a distância

  74. Fundamentos para a pedagogia diferenciada

  75. Grafismo

  76. História do Natal pelo Mundo

  77. Histórias em quadrinhos e os Parâmetros Curriculares Nacionais

  78. Integração ou Inclusão?

  79. Inteligência Coletiva

  80. Intencionalidade ou descoberta do Brasil

  81. Internetês

  82. Jogo de Representação Pedagógica

  83. Jogo de xadrez nas escolas

  84. Leitura e escrita sob um viés interdisciplinar

  85. Leonardo da Vinci e o Homem Vitruviano

  86. Ler o Mundo Através do Texto e do Contexto

  87. Letramento em Química

  88. Literatura Infantil

  89. Livro de Ocorrências

  90. Mapas conceituais como ferramentas de aprendizagem.

  91. Matemática Viva

  92. Materiais de apoio ao trabalho docente

  93. Mídia Impressa, Mídia Sonora e Mídia Audio-Visual

  94. Necessidades Especiais de Ensino

  95. O currículo e a aprendizagem

  96. O diário reflexivo na prática pedagógica

  97. O educador criativo busca nos percursos

  98. O educador frente às novas tecnologias

  99. O ensino das ciências nas séries iniciais

  100. O Estado Brasileiro

  101. O Exercício da Interdisciplinaridade

  102. O jogo de dominó como comunicação e construção compartilhadas

  103. O jogo educativo como fato social

  104. O Mito da avaliação da aprendizagem

  105. O multiculturalismo e o diálogo na educação

  106. O número imaginário i

  107. O papel das atividades lúdicas no processo de desenvolvimento e aprendizagem

  108. O papel do coordenador pedagógico

  109. O planejamento da ação didática

  110. O princípio da interdisciplinaridade da transversalidade

  111. O professor na era da lousa digital

    A lousa digital permite aulas mais dinâmicas e interativas, entretanto ainda é vista com receio por grande parte dos professores.

  112. O professor não é respeitado

  113. O que é a Aprendizagem?

  114. O que é Software Livre

  115. O Uso do Jornal na Sala de Aula

  116. O uso pedagógico do chat

  117. Obstáculos Epistemológicos Segundo Bachelard

  118. Olhar educativo, novos espaços e novos horizontes

  119. Os Dois Brasis e a Exclusão Social

  120. Os estudos culturais na educação física brasileira

  121. Os portfólios e os processos de ensinagem

  122. Os professores não têm futuro...

  123. Pedagogia da problematização

  124. Pesquisa-ação

  125. Planejamento com principal ferramenta educativa

  126. Planejar para transformar

  127. Pós-leitura

  128. Postura assertiva do século XXI

  129. Principais alterações da reforma ortográfica

  130. Princípio norteador da paz

  131. Professor pedagogo

  132. Professor, Profissional do Encantamento

  133. Professores Sim, Carrascos Não

  134. Profissão docente

  135. Profissão Docente

  136. Projeto Pedagógico e Inovação Emancipatória

  137. Reforma ou Inovação?

  138. Removendo Pedras e Plantando Flores

  139. Resolução de Problemas e a Aprendizagem

  140. Saudade em linha reta

  141. Saúde mental do professor na quarentena

    Saúde mental do professor na quarentena é um tema que merece atenção. A pressão e a grande quantidade de trabalho podem ser responsáveis por problemas psicológicos.

  142. Síndrome da Desistência do Educador- burnout

  143. Socialização Primária

  144. Sugestão de materiais para um laboratório de Física

    Equipamentos experimentais por área e instrumentos de medida são materiais indispensáveis para a montagem de um laboratório de Física.

  145. Sujeito histórico

  146. Tecnologia para crianças

  147. Temas transversais vinculados ao cotidiano

  148. Tematização - Trabalhando com Projetos

  149. Tendências Pedagógicas Brasileiras

  150. Teorias curriculares

    As teorias curriculares versam sobre a função e as perspectivas do currículo no contexto educacional. Elas dividem-se em tradicionais, críticas e pós-críticas.

  151. Trabalho, produção, exploração e consumo

  152. Transversalidade: Uma Tendência no Ensino de Matemática

  153. Trem da partida e da chegada

  154. Um Herói chamado Zumbi

  155. Unificação da Língua Portuguesa

  156. Uso de palavras cruzadas em sala de aula

  157. Uso do data show em sala de aula

    O uso do data show em sala de aula requer cuidados. Afinal, esse recurso deve ser um aliado, e não um empecilho no processo de ensino-aprendizagem.

  158. Virtualis

  159. Voto, participação política do povo.

  160. “O Apagão na Educação”

O trabalho docente é amplo e envolve diversas estratégias.
O trabalho docente é amplo e envolve diversas estratégias.

O trabalho docente é bastante amplo. Entre suas principais atribuições, está a formação de cidadãos e também a formação para o mercado de trabalho. A escola e os saberes são dinâmicos, e, por isso, cabe aos professores a constante reavaliação do processo de ensino e aprendizagem. Aos docentes cabe também o papel de agentes transformadores da realidade, bem como o de organizadores do trabalho escolar. O trabalho docente implica diretamente a socialização do conhecimento, a formação ética dos discentes e a superação das dificuldades inerentes à profissão.

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Importância do trabalho docente

O professor é a figura mais importante de todo o processo educativo. O trabalho docente é validado por sua importância social: cabe aos docentes a formação ética, profissional e cultural dos cidadãos. A socialização dos conhecimentos permite que as artes, tecnologias e novos conhecimentos, construídos e acumulados pela sociedade moderna, continuem a evoluir, perpassando as gerações seguintes. Já as mudanças de valores éticos e sociais, como aquelas observadas em sociedades altamente desenvolvidas, ocorrem graças ao fortalecimento da educação básica. Esta, quando feita com seriedade e dedicação por parte de todos os envolvidos no processo, tem poder transformador, sendo capaz de mudar os paradigmas de toda uma nação.

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Papel do trabalho docente no contexto escolar

Entre os diversos papéis executados pelos docentes no contexto escolar, podemos ressaltar alguns deles. Confira:

  • Planejamento, escolha e execução de ações educativas, como: produção ou escolha de material didático, planejamento de aulas, elaboração de atividades, elaboração e aplicação de avaliações, planejamento de cronogramas etc.;

  • Discussão e proposição de currículos relevantes para a formação de cidadãos críticos junto ao corpo docente e à comunidade escolar;

  • Levantamento e interpretação de dados e informações relevantes à comunidade escolar;

  • Definição e execução de estratégias que atendam os objetivos constantes no currículo dos estudantes;

  • Planejamento e elaboração de atividades formativas e avaliativas condizentes com o plano político pedagógico das escolas;

  • Participação de reuniões pedagógicas, conselhos escolares, atividades cívicas, intervenções científicas e culturais, entre outros compromissos.

Em síntese, todos os deveres do professor devem remeter à orientação da aprendizagem dos alunos, ao planejamento das atividades escolares, ao aprimoramento da qualidade do ensino e à integração entre a escola e a comunidade.

Desafios para a educação

Investimento: Talvez o maior desafio da educação seja aquele relacionado aos investimentos destinados às escolas, onde se observa a falta de recursos básicos. Poucos computadores e materiais didáticos, falta de bibliotecas, salas de aulas superlotadas e estruturas escolares precárias dificultam o processo de ensino e, consequentemente, a aprendizagem dos alunos.

Acesso e acessibilidade: O acesso à educação básica ainda não é garantido a 100% das crianças e adolescentes, e as comunidades que são instaladas em locais afastados ou de difícil acesso são as que mais sofrem com isso. Além disso, é papel da escola adaptar-se, promovendo políticas e ações mais inclusivas que visem à recepção de alunos com deficiências motoras e cognitivas.

Formação de professores: O desafio da formação de professores é muito grande: cada vez menos profissionais formam-se na área da Educação, e menos ainda são aqueles que conseguem, face às dificuldades de sua profissão, continuar os seus estudos, especializando-se para atender melhor as demandas da educação no Brasil.

Novas tecnologias: Além desses, um dos grandes desafios para a educação no século XXI é o da adaptação às novas formas de tecnologia. Nesse novo contexto, os docentes precisam entender que são necessárias mudanças no modelo tradicional de ensino. O crescente avanço das tecnologias de telecomunicação juntamente à popularização dos smartphones têm nos bombardeado com enormes quantidades de informação, muitas vezes errôneas. Esses artigos, notícias, ou reportagens trazem consigo pouco conteúdo relevante, carecem de fontes confiáveis e são cada vez mais divulgados por meio de redes sociais e softwares de mensagens. Nesse sentido, é papel dos professores alertar, elucidar e ensinar os seus alunos a buscarem informações confiáveis e também a interpretá-las corretamente, segundo os conhecimentos relativos à área de formação de cada docente.

Confira alguns artigos que abordam alguns aspectos do trabalho docente:


Por Me. Rafael Helerbrock